terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Rádio Globo: A rádio do tamanho do Brasil



Caros Amigos,





Faço neste post minha última análise sobre as grandes rádios deste país. Dessa vez, enalteço a Rádio Globo, que como o próprio slogan diz, é a rádio do tamanho do Brasil. A Rádio Globo Brasil, inaugurada pelo Roberto Marinho, é a primeira emissora do Sistema Globo de Rádio criada em 2 de dezembro de 1944 com o nome Rádio Globo Rio. A emissora cobriu com seu "O Globo no Ar " a queda do presidente Getúlio Vargas em 1945. Já na década de 1950 a emissora trazia em seu auditório grandes nomes da música brasileira.


O Repórter Esso, grande ícone do rádio brasileiro passou a ser exibido nas ondas da Globo na década de 1960 até 1968. Nessa década também o rádio em AM passou a ganhar suas características atuais, deixando de lado os programas de auditório e dando lugar a locutores comunicativos e populares. Um deles era Haroldo de Andrade.


Com respeito aos esportes, a emissora comandou a transmissão da Copa do Mundo de 1950 com Luis Mendes (que trabalha até hoje na emissora). A Rádio Globo foi a única a transmitir a Copa do Mundo de 1954 na Suíça. Outros nomes que trabalharam na parte de esportes da rádio eram Waldir Amaral e Jorge Cury. A parte de esportes da Rádio Globo atualmente é comandada, no Rio de Janeiro por José Carlos Araújo, Minas Gerais com Marcos Guiotti e em São Paulo por Oscar Ulisses. A gerência nacional de esportes é atualmente de Álvaro de Oliveira filho, que é também comentarista esportivo do projeto vitorioso do Futebol Interativo da Rede CBN/RJ.


As primeiras transmissões de São Paulo iniciaram em maio de 1959, inicialmente sob o nome de Rádio Nacional, das Organizações Victor Costa, passando-se a chamar Rádio Globo após a segunda metade da década de 1970. Hoje, a rádio possui três emissoras próprias, sendo no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, além de 23 afiliadas espalhadas por todo país. Em 2001, começou a ser formada a rede Rádio Globo Brasil, com a transmissão conjunta, Rio e São Paulo, de diferentes programas da emissora. Em 2002, foi relançada a Rádio Globo Minas, que já tinha ido ao ar nos anos 80.


Se você teve mais alguma curiosidade com respeito a Rádio Globo, o link oficial é http://globoradio.globo.com/MusicCenter/0,,4222,00.html.


Obs: caso eu tenha me esquecido de mais alguma rádio, por favor, deixem um comentário ou sugestão de alguma emissora interessante.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc pelo jeito enxerga o rádio de maneira romântica!

Bjs,

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Rádio Globo na minha modesta opinião tem a melhor plástica e cortina sonora do rádio brasileiro, é envolvente a forma como os programas são sonorizados, como também seus intervalos comerciais. Já cheguei ao ponto de sintonizar a Globo para pegar os intervalos e ficar ouvindo.
Mas só tem uma coisa grande Ivan, poxa vida como você fala da Rádio Globo Brasil e não comenta sobre o maior comunicador do rádio brasileiro? hehehehe
Éééé Antonio Carlos estou falando de você!!!!
Viva o Show do Antonio Carlos meu Brasil!!!!
Hehehehehe
Ahhh acho que caberia também uma bela análise sua sobre a Itatiana BH.
Abração cara...

Anônimo disse...

olá, será q vc pode me ajudar com outras informações sobre a radio, tipo como surgiu...
primeiras transmissões..
a uma pergunta? ela tem filial em 3 estados ou em 4 estados?

brasilia tbm???
abraços