terça-feira, 6 de janeiro de 2009

2009 começa com tragédia em Penápolis


Caros Amigos,



Embora todos nós desejamos que 2009 seja um ano repleto de saúde, dinheiro no bolso e muita paz, infelizmente o ano começou com tragédia em algumas cidades. Em Araçatuba, por exemplo, o ano começou com a prisão de um integrante de uma facção criminosa, o PCC (Primeiro Comando da Capital), que atua dentro e fora dos presídios paulistas. O acusado, preso por tráfico de drogas levou a polícia a apurar a ligação dele com um esquema de arrecadação de dinheiro destinado ao PCC.



Com o acusado, preso no dia 26 de dezembro, a polícia encontrou 11 extratos de depósitos bancários em nome de uma mulher cujo nome foi preservado. A conta corrente, do banco Bradesco, é de São Paulo. A polícia acredita que o dinheiro enviado por meio desta conta seria parte da arrecadação do tráfico de drogas em Valparaíso, cidade que abriga duas penitenciárias, uma delas de segurança máxima, que comporta integrantes e simpatizantes da facção. Os depósitos bancários somam quase R$ 10 mil e foram feitos em menos de um mês.



A prisão deste integrante aconteceu graças a uma operação conjunta das polícias civil e militar. Na casa dele, foram encontrados 246 papelotes de maconha, um revólver calibre 38, dezenas de munições, R$ 1.120,00 em dinheiro, além de produtos de roubo. O acusado também foi indiciado pela participação em um assalto ocorrido em Valparaíso no dia 23 de dezembro. Na ocasião, ele invadiu a casa de um médico e levou jóias e dinheiro.



Em Penápolis, cidade que nos últimos tempos notícia sobre o aumento da violência, cujo post anterior já havia comentado, começou 2009 registrando o primeiro homicídio, ato este que já virou rotina todo início de ano. A Polícia Civil de Penápolis registrou na tarde de domingo o primeiro homicídio do ano na cidade. Eduardo Aparecido Sampaio Santos, o Duda, 26 anos, residente no Jardim Eldorado, foi morto com um tiro no peito em frente a um bar no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Olinto Waldemarin, no Jardim Tóquio.



Policiais militares foram informados do crime por volta das 17h55 e quando chegaram ao local a vítima já havia sido socorrida pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. Eles se digiram ao pronto-socorro, onde souberam que Santos havia morrido. De volta ao local do crime, acompanharam o trabalho de peritos do IC (Instituto de Criminalística), que durante a perícia encontraram um cartucho deflagrado de revólver calibre 32. O projétil disparado atingiu o tórax de Santos, penetrando do lado direito para o esquerdo.



Fatos como estes, faz todos nós meditarmos um pouco sobre a violência que as cidades do interior estão passando, onde a população é a grande vítima. É importante que as autoridades de segurança tomem atitudes para que assim possa diminuir. Não só as autoridades competentes em segurança, como também a população pode fazer a sua parte, denunciando para a Polícia Militar e Civil, caso note alguma atitude estranha. Outro ponto importante são as mobilizações que pessoas que desejam o melhor para cidade estão fazendo, como aqui na cidade, populares prepararam uma “carta aberta”, denominada como “Cláudio Alberto Pereira”, e estão colhendo assinaturas dos munícipes da cidade que será encaminhando à diversas autoridades políticas e policiais, entre elas o governador José Serra, onde os representantes cobram uma postura contundente das autoridades em relação à violência que assola a cidade e região.



Portanto, como disse o meu amigo Cláudio Henrique em seu post, fica o desafio a cada um de nós: de sermos agentes da Paz, pois o mundo só começará a mudar se as criaturas que nele habitam mudarem para melhor em cada instante.






Nenhum comentário: