terça-feira, 10 de março de 2009

Um ano no Diário de Penápolis


Caros Amigos,

Hoje, 10, completo exatos um ano trabalhando no jornal Diário de Penápolis, cujo slogan é "Informação com Credibilidade". Durante este tempo, pude reproduzir grandes matérias, presenciar fatos tristes, enfim, tudo que complemente minha bagagem profissional na carreira de jornalista.

Nunca imaginei que em pouco tempo, antes mesmo de me formar estaria já atuando na área, por achar que não teria capacidade e profissionalismo. Antes mesmo de fazer parte da equipe no jornal, trabalhei por dois anos em uma rádio aqui da cidade como locutor e repórter policial e esportivo, onde também tive muitas alegrias.

Após isso, consegui um estágio na Secom (Secretaria de Comunicação) da Prefeitura de Penápolis, onde com grande profissionais e pessoas que admiram muito, aprendi muito, o que contribuiu para ingressar no jornal impresso. Lembro até hoje que no primeiro dia de serviço, foi uma negação, por não ter nenhuma prática de como era a rotina de um jornal impresso. Com a ajuda de todos que trabalham no jornal, fui aprendendo e notando que diferente de uma assessoria de imprensa, no jornal é mais "corrido".

Durante todo este tempo, tive muitas alegrias, como entrevistas com pessoas famosas no cenário nacional e internacional, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, a dupla sertaneja Hugo Pena e Gabriel, o presidente do Sport Clube Corinthians Paulista Andrés Sanchez e uma das duplas que fez muito sucesso nos anos 60 Lourenço e Lourival.

Mas a vida de um repórter não é apenas de alegrias e sim de tristezas também, onde infelizmente presenciei o falecimento de um senhor na reunião que estava sendo feita para o combate a violência na cidade, além de presenciar a prisão de pessoas que integravam o PCC (Primeiro Comando da Capital) e matérias especiais, entre elas a que acho mais interessante que já fiz em toda minha carreira o trabalho dos Tanatólogos, ou Agentes Funerários, sobre como é feita a preparação do corpo para os ritos fúnebres.

Enfim, se este blogueiro fosse descrever o que já presenciou neste um ano de trabalho frente ao jornal, faltariam postagens neste blog, mas um ponto afirmo com toda convicção: jornalista é a melhor profissão do mundo! Agradeço de coração a todas as pessoas que de forma direta e indiretamente estão contribuindo com meu sucesso profissional e a toda equipe do Diário de Penápolis por confiar em meu trabalho durante todo este tempo.

Espero poder completar um bom tempo fazendo parte desta equipe e com certeza, a cada dia que passa, aprendo coisas novas para assim aumentar mais ainda minha bagagem cultural e profissional. Muito obrigado mesmo!



2 comentários:

Diego Fernandes disse...

Aeeeeee! Parabéns pelo 1 ano de grandes trabalhos e grandes serviços prestados ao jornalismo regional!

Grande Abraço!

Anônimo disse...

Parabéns Ivan
Admiro mutio o seu trabalho.
Você sempre explora o cunho social nas suas matérias e leva a sério a afirmativa de que o jornalismo presta serviços a sociedade, informando sobre o que ocorre ao nosso redor.
Vc é um grande profissional, um craque do jornalismo policial mais que consegue se sair bem em todas as editorias
Todo o meu respeito, carinho e amizade para esse grande profissional
ass: KArol Verri