quinta-feira, 26 de março de 2009

Túnel do Tempo: o passado de presente IV - O sequestro de Silvio Santos




Caros Amigos,

Esta semana, o quadro "Túnel do Tempo: o passado de presente" retorna a este blog, recordando fatos que marcaram época, sejam eles alegres, apreensivos ou tristes para todos nós. Nesta postagem, vamos estar lembrando de um acontecimento que deixou todos os brasileiros aflitos desde as primeiras horas do dia 30 de agosto de 2001.

Há exatos sete anos, muitos de nós lembramos deste fato que teve como desfecho a ajuda do então governador do Estado de São Paulo da época, Geraldo Alckmin, resultando em um final feliz. O assunto que vamos reelembrar nesta postagem é o sequestro contra um dos maiores comunicadores deste país, Silvio Santos.

Em 21 de agosto de 2001, a filha de Sílvio Santos, Patrícia Abravanel, foi seqüestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo. Depois de alguns dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia foi libertada. O seqüestrador Fernando Dutra Pinto acabou sendo perseguido pela polícia e matou a tiros dois policiais. Sem ter para onde ir, acabou invadindo a casa de Sílvio Santos no dia 30 de agosto; o apresentador estava na sala de ginástica fazendo exercícios.


O seqüestrador manteve Sílvio e toda sua família como reféns. Sílvio convenceu o seqüestrador a libertar rapidamente as outras pessoas da família e seguiu em cativeiro em sua própria casa durante sete horas. Fernando só se entregou com a chegada do governador Geraldo Alckmin, que garantiu a integridade do criminoso.

O apresentador Silvio Santos apareceu na varanda da casa abatido, mas acenou sorrindo para os jornalistas. A família de Silvio Santos, que foi retirada da casa logo após a invasão, retornou à mansão. O clima foi tenso na residência do Morumbi durante todo o dia. As negociações foram conduzidas pelo Comandante Geral da Polícia Militar Ruy César Mello que está no local e tiveram a participação do juiz corregedor Maurício Lemos Porto, o capitão Diógenes de Lucca do Grupo de Ações Tático Especial (GATE) e um policial civil do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Alguns meses depois de preso, no dia dois de janeiro, Fernando morreu em conseqüência de uma infecção generalizada causada por um corte profundo nas costas. Há indícios de que a morte do detento tenha sido causada por maus tratos e negligência médica. O caso mudou a rotina de Sílvio Santos, que por sua própria popularidade pensava que dificilmente seria seqüestrado. Ao recordar este fato, várias perguntas surgem: caso o governador não fosse até a casa, qual seria o desfecho final? E se ele matasse Silvio Santos? Qual seria a reação dos presos e da população ao ele ser preso, caso cometesse este crime?



Perguntas como estas nos faz pensar caso este sequestro terminasse em tragédia. Vale lembrar que o Brasil inteiro parou para acompanhar o sequestro que durou mais de sete horas. Abaixo, segue o link do Jornal Nacional noticiando este acontecimento que foi manchete em todos os telejornais do mundo: http://www.youtube.com/watch?v=C5m8c9V7DuI. Na noite anterior, Fernando Dutra Pinto havia trocado tiros com a polícia quando ele e sua namorada, também suspeita de participar do crime, foram cercados por policiais num centro comercial em Barueri. Dois policiais civis morreram, mas Fernando conseguiu fugir. Na quinta-feira a polícia civil foi afastada das negociações à pedido do seqüestrador.

O quadro "Túnel do Tempo: o passad0 de presente" retorna na próxima semana, trazendo mais um acontecimento que marcou época. Sugestões podem ser feitas, pois assim estarão nos ajudando a mater este quadro. Para isso, deixe seu comentário que este blogueiro agradece. Até a próxima semana. Abaixo, o vídeo da cobertura que a Rede Globo fez no dia do sequestro:

Nenhum comentário: