terça-feira, 19 de agosto de 2008

SBT- 27 anos de alegria e diversão


Caros Amigos,



Nesta terça-feira, dia 19 de agosto, completou 27 anos de existência o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), pertencentes ao empresário e um dos grandes comunicadores deste país, Silvio Santos. Antes era chamada de TV Studios (TVS) e em 18 de agosto de 1981 a TVS era uma das afiliadas do Sistema Brasileiro de Televisão, e a marca SBT só foi usada anos depois.



Desde os anos 60 produzindo seu programa dominical de forma independente, rapidamente Silvio Santos montou uma estrutura de produção capaz de suprir uma emissora de televisão inteira, motivo pelo qual passou a perseguir obstinadamente seu sonho de uma emissora própria.
Em maio de 1976 finalmente Sílvio Santos inaugurou a TV Studios (TVS) do Rio de Janeiro. Ele recebeu a concessão do canal 11 carioca graças à influência de alguns de seus companheiros junto ao governo federal da época, em especial o humorista Manuel da Nóbrega.



A principal atração da nova emissora era o Programa Silvio Santos, exibido aos domingos aproximadamente das 11h às 20h (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a TV Tupi. Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex-TV Tupi), o canal 5 de Porto Alegre (ex-TV Piratini) e o canal 5 de Belém (ex-TV Marajoara).
O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.



O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado.
Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos mexicanos (começando com Os Ricos Também Choram em 1982) quanto produções próprias que seguiam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímipicos.


Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança". Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Sílvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.



Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS gradualmente deixa de ser utilizado, dando lugar à marca SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. Outras mudanças foram feitas com o tempo na emissora e novos programas foram icluídos e alguns deixaram de existir.



Embora o SBT e o senhor Silvio Santos merece todos os elogios pela programação que proporciona para os telespectadores, alguns pontos precisam ser lembrados, como a constante mudança nas programações e o fraco Jornalismo que a emissora contém. Esperamos que estas imagens mudem um dia e assim, o canal do senhor SS volte a vice-liderança e quem sabe um dia a liderança no Brasil.



Parabéns a todos os funcionários, apresentadores e artistas, e principalmente como diz Silvio Santos, as "minhas colegas de trabalho", que ajudaram a construir aquela casa, proporcionando grandes momentos que sempre ficarão marcados em nossas memórias.

2 comentários:

Cláudio Henrique disse...

E ai meu amigo. O SBT faz parte de nossas vidas, pois seus programas são populares e acessiveis. Cara, excelente homenagem viu, abraços.

Unknown disse...

e um anal legal! mas tem que parar com as novelas! sinceramente elas nao sao boas cada um seu quadrado! tem que discubrir no que a outra emissora nao e boa porque ninguem e bom em tudo! e cumprir os seus horarios sem essa de 8;30 comesar as 11;30 tem que fazer uma pesquisa de opiniao pulblica o dia que as emissoras entederen que elas fazem televizao para o telespectador e porisso mesmo nos que assistimos e que deveriamos fazer a programaçao falar o que queriamos ver e nao a mesmisse que fica atras da mesa o SBT tentando adivinhar o que queriamos ver! seu silvio santos voce poderia gastar menos produzir mais! uma programaçao diferente de todas as que existe assustar a concorrencia deixala preucupada com o SBT! e sempre a mesma coisa e e uma dica que eu estou dando se fosse comigo a programaçao seria escolidas pelo o pulblico e nao por meia duzia de pessoas que acham que sabe o que agente quer! e uma opurnidade do SBT sair na frente recuperar a vice liderança quem sabe a liderança se eu fosse um diretor do programa mudaria muinta coisa ai trabalharia com o pulblico uma veis que a emissora trabalha para o pulblico! bom essa e a minha opiniao a quem enteressa! desculpe-me sou muinto sissero E uma critica construtiva! email adalberto.lopes.pereira @.bol.com.br obrigado!!