domingo, 17 de agosto de 2008

Video Game: um grande passatempo



Caros Amigos,


Em algumas postagens, já escrevi as minhas preferências de programas e diversão. Nesta postagem, quero destacar um jogo que algumas semanas estou jogando e que me tem fascinado com seus gráficos e estratégias. Trata-se do jogo Residente Evil 4 para Playstation 2. Resident Evil 4 é um jogo de ação em terceira pessoa com elementos de tiro e um enredo de arrepiar, elementos que constituem um gênero conhecido com "horror survival". Este título, inclusive, foi consolidado pela sua tradicional franquia, que traz novos elementos sem perder os bons aspectos que fizeram dela um sucesso.


Como todo jogo, existe os prós e contras. Nos prós, apesar da sua nova proposta, o enredo continua aterrorizante e é coerente com os outros games da série. O dinamismo dos comandos faz com que o jogador tenha maior controle da situação, podendo combater diversos inimigos ao mesmo tempo. Mesmo com todas as mudanças e melhorias feitas, o jogo não perdeu as principais características da série. Já nos contras, A linha de dificuldade do jogo não é gradativa, fazendo com que o jogador menos experiente encontre grande dificuldade antes mesmo de se habituar ao novo sistema de comandos.


Há 11 anos atrás, o primeiro Resident Evil foi lançado no Playstation. Inspirado em jogos como Sweet Home e Alone in the Dark, o game deu forma ao gênero “horror survival”, criado por estes que lhe precederam. Contando com elementos de ação, inimigos de arrepiar, como zumbis e cachorros mutantes, junto à exploração do cenário e a resolução de puzzles, o jogo conquistou seu público através do terror psicológico que impunha aos seus jogadores. Duas sequências vieram em seguida para o Playstation e uma para o PS2, contando com a mesma fórmula e proporcional sucesso. Porém, em 2002, a Sony perdeu a série para a Nintendo, com o lançamento de Resident Evil Zero e Resident Evil (uma versão refeita do primeiro game da série) exclusivo para GameCube. Pelo que tudo indicava, sua sequência, Resident Evil 4, teria o mesmo destino.


Contudo, devido às exigências do mercado, Shinji Mikami e a Capcom finalmente concordaram em lançar Resident Evil 4 para o PS2. O resultado foi muito melhor que ambos poderiam imaginar; a versão para PS2 não deve nada à do Gamecube, contando, inclusive, com uma qualidade gráfica semelhante. Com um novo enredo e jogabilidade reformulada, Resident Evil 4 inova a franquia sem deixar de lado os elementos que tornaram-no um sucesso.


O jogador está na pele de Leon, o mesmo protagonista de Resident Evil 2, que agora é um renomado agente da CIA e vai a um bizarro vilarejo situado na Espanha a fim de resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos. No entanto, ao chegar lá, ele se depara com criaturas nada amigáveis, os chamados Ganados, homens infectados por um vírus que os torna bastante semelhantes a zumbis, mas com capacidade de correr e usar armas, por exemplo.


Devido às suas habilidades, os novos inimigos exigem maior dinamismo do jogador, coisa que os comandos novos permitem bem. Em Residente Evil 4 há um novo sistema de mira, que fazem com que o jogador tenha maior controle e precisão ao atirar. A câmera agora tem uma nova perspectiva, situando-se sempre sobre o ombro do protagonista.


Quem possui este jogo, com certeza não se arrepende um minuto em ter adquirido. É claro que é necessário muitas horas de atenção para passar as fases e conquistar armas, dinheiro e o principal de tudo, salvar a filha do presidente, cujo objetivo do jogo é este. Dicas e truques são importantes para que o jogador se saia bem nas fases, e por isso, compartilho com todos um site onde várias dicas e truques sobre as fases ajudam muito.


Se você ainda não jogou, não sabe o que está perdendo de diversão e entretenimento. Bem, depois de escrever este post, nada melhor que ir jogar o jogo, porque vale a pena! Mas antes, deixo o link para os truques e dicas: http://www.baixakijogos.com.br/ps2/resident-evil-4/

Nenhum comentário: