quinta-feira, 28 de agosto de 2008

“Dia Nacional de Combate ao Fumo”



Caros Amigos,


No dia 29 de agosto, é comemorado o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. A cada hora, no Brasil, dez pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas ao fumo, segundo pesquisas. Em todo o mundo os fumantes somam 1,1 bilhão de pessoas e as mortes provocadas por cigarro chegam a 4 milhões ao ano. O cigarro é responsável por 97% das mortes por câncer de laringe em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).


O risco de um fumante adquirir câncer de laringe é dez vezes maior do que uma pessoa que não fuma. A nicotina é, depois da morfina, a droga que mais provoca dependência e pelo menos mais de cem mil casos anuais de câncer podem ser atribuídos ao fumo passivo. Mesmo existindo este dia de combate e prevenção, e as propagandas que são veiculadas nos cigarros e meios de comunicação, as pessoas não tem feito muita questão com o assunto. A procura pelo produto, ultimamente tem sido grande, em especial pelos jovens. Alguns jovens adquirem o cigarro seja para impressionar seus amigos, ou por vício, desconhecendo as doenças que provoca no corpo humano.


Durante o fumo, a combustão do tabaco produz dezenas de substâncias em forma de gases, vapores e partículas sólidas que agridem diretamente a mucosa da laringe, principalmente as pregas vocais, o que acarreta em um prejuízo na voz. Além disso, várias substâncias liberadas pelo cigarro são cancerígenas. Quando a mucosa apresenta lesões sugestivas de tumor, é necessário fazer um exame que é chamado de laringoscopia, pois o diagnóstico precoce é uma das armas contra o câncer de laringe. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de laringe pode ser curado em 90% dos casos.


Mas não é só o fumante que é atingido pelos males do cigarro. Em todo o mundo, o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável, perdendo apenas para o tabagismo ativo e para o consumo excessivo de álcool. Tal realidade fez com que o governo brasileiro aprovasse, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. É necessário que esta campanha se intensifique mais em nosso país, para que assim possamos diminuir e até mesmo acabar com este dados tristes, em especial quando são incluídos jovens.


É preciso que não só as autoridades tomem atitude, mas sim todos nós, incentivando membros da família que tem como hábito fumar, que abandonem esta atitude para o bem dele e de sua própria família que reside junto com ele. Outro ponto bastante importante, se todos parassem para pensar e abandonassem este vício, veriam que algumas doenças que existem hoje, sem este produto, nunca teriam existido, fora que ar que nós respiramos seria bem melhor. Por isso, você que fuma, pare e pense um pouco sobre o valor que está dando para sua saúde e para a dos outros que está ao seu redor.



ŸBR>

Nenhum comentário: