quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Enem: a conquista de um sonho



Caros Amigos,

Acontece domingo, dia 31 de agosto, uma das provas que movimenta milhares de estudantes em todo o Brasil: o Enem. Nesta prova, independente de raça, cor e religião, todos tem um único objetivo que é poder ingressar em uma faculdade, mesmo aqueles que não possuem condições financeiras em custear seus estudos.

A prova tem início as 13h00 (horário de Brasília) e consiste em 63 questões objetivas de múltipla escolha, abordando vários assuntos de diversas áreas do conhecimento, mais uma proposta de redação, o que conta mais pontos na prova. A participação no Enem é voluntária e podem participar tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano, quanto aqueles que já concluíram.

Durante esta semana, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), liberou a consulta de endereço para aqueles que irão fazer o Enem. Os candidatos, para fazerem a consulta, deverão estar acessando o site http://www.enem.inep.gov.br/ fornecendo informações como o número do CPF, nome do pai ou mãe, bem como Estado onde reside. Além de poderem optar pela consulta na internet, os inscritos também receberão em casa o cartão de confirmação de inscrição com o local, data e hora da prova. Nele o candidato poderá conferir o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e o formulário do questionário socioeconômico. Será fornecido o manual do inscrito que também está disponível na internet.

O questionário socioeconômico deve ser respondido por todos os participantes do Enem, aqueles que não receberem o formulário em sua casa devem solicitá-lo, no dia da prova, ao fiscal da sala. Esse formulário deverá ser levado para casa, preenchido e enviado pelos Correios para o Inep. O formulário será entregue ao participante em envelope endereçado e selado. A prova é usada como critério de seleção para concessão de bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e em processos seletivos de algumas instituições de ensino superior.

Confesso a todos que eu sou um destes jovens que nunca desistiu de seu sonho e hoje, sou beneficiado com uma bolsa do Prouni. Lembro que no meu primeiro ano de Faculdade, em 2006, cursando Jornalismo, profissão esta que escolhi, não havia sido contemplado com a bolsa e, com a ajuda de meus pais, pagava as despesas da faculdade. Quando vi que não tinha ganho, logo pensei em desistir dos estudos, pois vindo de uma família humilde, não teria condições de custear todos os meus estudos até o fim.

Mas algo me dizia para não desistir. Pois bem, no final de 2006, com grande apoio de meus familiares, em especial de minha mãe, decidi fazer novamente esta prova. Nunca esquecerei as palavras que minha mãe dizia: "Ivan, está é a oportunidade. Infelizmente, se não conseguir a bolsa, teremos que parar com os estudos". Posso dizer que no começo, me desanimaram muito estas palavras, mas que depois de algum tempo, me senti motivado em fazer a prova. Pois bem, o dia da prova chegou, e eu estava tranquilo, mas sempre pedindo a ajuda de Deus para que fosse bem e conseguisse esta bolsa.

Fiz a prova, fui para casa e aguardei o resultado sair. No dia do resultado, fui pesquisar e notei que havia ficado em quinto lugar na categoria, sendo apenas 4 bolsas de 100%. Fiquei desanimado, mas como haveria uma nova chamada, fiquei no aguardo. A segunda chamada ocorreu, sendo que neste dia, estava muito apreensivo. Quando abri a página e efetuei a pesquisa, algo muito feliz me aconteceu: eu havia ganhado a bolsa integral de estudos no curso em que estava fazendo. Isso foi uma alegria total por mim, meus amigos e familiares. Era a realização de um sonho.


Por isso, que ao escrever este artigo, deixo um conselho a todos que irão fazer a prova: nunca desistam de seus sonhos, pois, quando vc menos espera, são realizados. Eu sou uma prova viva disto. Não só eu, como milhares de jovens e adultos que não tem condições financeiras em bancar seus estudos, mas que agora, estão realizando seus sonhos.


A você que irá fazer a prova no dia 31, que tenha uma boa prova e que nunca desista de seus objetivos!!!

2 comentários:

Lucas Matheus disse...

Grande Ivan, parabéns pelo novo visual do seu blog e pelas pautas sempre oportunas. Sucesso meu caro jornalista!

Ronaldo Ruiz disse...

Fala Ivan!
O Enem é muito importante. Basta lembrar que por termos feito ele, eu, você e mais outras pessoas, conseguem fazer faculdade hoje.
abraços!