terça-feira, 12 de maio de 2009

A Música Sertaneja pede ajuda


Caros Amigos,

Pode até parecer sensacionalista este título, mas o objetivo desta postagem é mostrar a dura realidade que um ícone da música sertaneja vem sofrendo nos últimos tempos, provando ainda mais o descaso de todos os brasileiros, em especial aqueles que gostam do ritmo sertanejo, seja o atual ou o sertanejo raiz, em esquecer dos cantores que tem uma vasta história na música brasileira.

Ao ver a reportagem que o apresentador Carlos Massa, ou Ratinho, fez com este cantor, a indignação e emoção neste blogueiro tomou conta, já que a música sertaneja é uma das "jóias" que este país tem. Na matéria, Ratinho mostra até que ponto o cantor Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco está fazendo para pagar o tratamento de saúde de sua esposa que sofre de câncer. O detalhe é que mesmo tendo uma linda história na música brasileira, onde passou por muitas dificuldades, os empresários e as pessoas hoje em dia não dão total valor para Tinoco, esquecendo quem ele é e a sua história.

O descaso é tanto para este cantor, que ultimamente o cachê que os empresários pagam nos shows que realiza não passa de R$ 2 mil reais, quantia esta paga para uma dupla ou grupo no começo de carreira. Com este dinheiro que paga, Tinoco não consegue suprir as necessidades médicas de sua esposa, fazendo com que tenha que rifar um veículo Gol ano 1998 para pagar as dívidas.

Muitos neste momento podem estar se perguntando: mas aonde está todo o dinheiro que ele ganhou em sua carreira? Pois bem, por mais que Tinoco tenha ganhado muito dinheiro, o que em nossos dias o cachê pago na época é mínimo dos valores que são pagos hoje, chegando a R$ 500 mil, este cantor ajudou muito instituições de caridade, hospitais e duplas que estavam no início de carreira. Vale lembrar também que naquele tempo, a maioria dos shows eram feitos em circos, o que não se ganhava muito.

Tonico e Tinoco formaram uma dulpa essencial na música brasileira. Ao todo, fizeram mais de 40 mil gravações e quatro mil apresentações por todo o Brasil. Tonico morreu em 1994 e Tinoco seguiu carreira solo, cantando até os nossos dias. Abaixo, você confere a reportagem apresentada no último dia 08 no Programa do Ratinho:




O objetivo desta postagem é mostrar que infelizmente a nação brasileira acaba esquecendo das pessoas que fazem parte da história, não dando o valor devido que merecem. E o que deixa mais indignado é ver e ouvir de uma pessoa preste a completar 90 anos pedir serviço e ganhar um pouco mais, ou seja, pedindo que valorizem seu trabalho, em vez de desfrutar um bom descanso depois de muitos anos dedicados a música.

Fatos como estes são motivos a mais para ficarmos tristes, indignados e revoltados da atitude de muitos brasileiros quanto ao passado glorioso que temos, seja no esporte, música, enfim, qualquer área que seja. Nestas horas, é importante que haja uma união, em especial dos cantores sertanejos, para ajudar este grande cantor no sentido de angariar recursos para o tratamento de saúde de sua esposa, pois afinal de contas, no passado Tinoco ajudou muitas duplas que hoje são sucesso.

Neste outro vídeo, Tinoco faz mais um apelo pedindo ajuda, e logo em seguida, Ratinho pede ajuda dos cantores, obtendo resultados, se emocionando no final.




Estamos na torcida para que tudo se resolva da melhor maneira possível para o cantor Tinoco e que sua esposa se recupere de sua doença. Parabéns a todas as pessoas que se emocionaram e estão ajudando neste momento tão difícil em sua vida, em especial alguns cantores e o apresentador Ratinho.


Agradeço a você que dispensou um momento de seu tempo para a leitura desta postagem, e que após isso, pense e reflita melhor sobre as belas histórias que temos, dando valor e reconhecimento sobre o quão importante estas pessoas foram.


A você Tinoco, que ganhe mais esta batalha e continue fazendo o que mais gosta que é cantar, tendo reconhecimento de todos nós e que sempre possa dizer: Que beleza!!!!!!!!

7 comentários:

blogdozemarcos.com disse...

::: Poxa... Não sabia da situação de um ícone da música sertaneja. Rifar um Gol 98 para sobreviver... Caramba...

Blog do Cláudio Henrique disse...

Enquanto um mito da música passa necessidade vemos as melancias da vida ganhando dinheiro com a bunda. É inadimissível isto cara, um povo sem história é um povo medíocre. Desculpa o desabafo, mas é isso. Abraço

♠J. کchmid♠ disse...

Um povo sem cultura é um povo sem me memória, sem identidade, o que ele fez foi um lergado incrivel a nossa música e cultura,e merece muito reconhecimento, infelizmente nosso pais esquece de quem fez sua historia
Blog Man in the Box

Anônimo disse...

ola ratinho fiquei muito triste com a istoria que ouvi.. sobre um cantor taõ amado do brasil..chorei junto com vc .vendo seu videu. pois lembre do valicido meu pai .. que gostava muito dele.. mas espero q o shou q vc fez tenha resolvido o caso dele..

Anônimo disse...

Cad os politicos,que gastam milhoes em campanhas,ou os novos da musica sertaneja que ganham milhoes.? è uma vergonha pro Brasil,um descaso destes.reeda

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.