quarta-feira, 1 de abril de 2009

Túnel do Tempo: o passado de presente - Super Mario World


Caros Amigos,



Mais uma vez, o Blog do Ivan Ambrósio traz mais uma edição do quadro Túnel do Tempo: o passado de presente, destacando programas, músicas e jogos que marcaram época e que até hoje são lembrados por todos nós.



E nesta postagem vamos destacar um jogo que muitos jovens nos anos 90 tiveram a oportunidade de apreciar o jogo, obtendo grande sucesso na época, onde até hoje é um dos jogos preferidos pela garotada e adultos que não ficam um minuto se quer sem o video game.



Quem nunca jogou Super Mario World que atire a primeira pedra. Pois é, este jogo foi o primeiro jogo da história para o Super Nintendo, que em breve estaremos fazendo uma postagem semelhante a esta. Foi lançado pela Nintendo em 21 de novembro de 1990, sendo que em alguns lugares do Japão, é conhecido também como Super Mario Bros 4.



Foi desenhado por Shigeru Miyamoto. Hiroshi Yamauchi foi produtor executivo do jogo, enquanto Shigefumi Hino cuidava de gráficos e Koji Kondo da música e dos efeitos sonoros. É o título de vídeo-game mais famoso e de maior sucesso de vendas do mundo. Este é o primeiro jogo da série Mario, em que consta a participação do dinossauro Yoshi. Com sua ajuda, Mario deve livrar a Terra dos Dinossauros e a Princesa Toadstool das garras de Bowser. Em 1991, foi feito um desenho animado inspirado no jogo.



Mario, Luigi e a Princesa Toadstool foram tirar férias na Terra dos Dinossauros, mas de repente a princesa foi novamente seqüestrada por Bowser. Logo então, Bowser convoca seus filhos novamente (os koopalinhos) para que dominem cada parte da Terra dos Dinossauros e aprisionem todos os amigos de Yoshi em ovos. Então, cabe aos irmãos Mario e Luigi salvarem os amigos do Yoshi e a Princesa.



O jogo pode ser jogado com dois jogadores: em uma rodada, o jogador 1 controla Mario e na outra rodada o jogador 2 controla Luigi (na versão para o Game Boy Advance, pode ser escolhido um dos dois personagens sem ficar esperando por turnos). Ele também é dividido em diferentes mapas, que contêm vários níveis. Ao contrário do que aconteceu em Super Mario Bros 3, o mapa é um território único, embora com diferentes tipos de paisagens.



A imagem do mapa apresenta uma vasta rede de caminhos, onde Mario poderá andar sobre eles para poder entrar nos níveis. Existem também caminhos ocultos (ou secretos) que devem ser habilitados coletando uma chave no nível em que exister uma bolinha vermelha na imagem do mapa. Durante o jogo, Mario pode coletar vários power-ups: o Cogumelo Mágico, que duplicará o tamanho de Mario protegendo-o de um impacto inicial dos inimigos; a Flor de Fogo, que dará a possibilidade de Mario lançar bolas de fogo (ambos também presentes nos jogos anteriores, exceto em Super Mario Bros 2, no Ocidente) e uma Pluma que dá a Mario uma espécie de capa que faz Mario voar por alguns segundos.



Esta ferramenta é a evolução do traje de Guaxinim e Tanooky de Super Mario Bros 3. Yoshi também é muito útil durante o jogo: ele serve como montaria de Mario, pode engolir quasa todos os inimigos, e, ainda, se engolir um Koopa pode voar, cuspir fogo ou provocar terremotos (dependendo da cor da casca). Há também quatro raças diferentes de Yoshis, que variam de acordo com suas cores (verde, vermelho, azul e amarelo) e cada um tem uma característica diferente: o Yoshi verde, dependendo do Koopa que engolir pode soltar fogo, voar ou provocar terremotos; o Yoshi vermelho, indiferente do Koopa que engolir, solta fogo; o Yoshi azul, também indiferente do Koppa que engolir, pode voar e o Yoshi amarelo, novamente independente do Koopa que engolir, pode provocar terremotos.



Vale lembrar que o objetivo consiste em explorar 9 mundos e achar todas as 106 saídas. Também é relevante encontrar os quatro Palácios do Interruptor e a Estrada da Estrela. Mario enfrenta, como já é hábito, todo o exército que está a serviço de Bowser, incluindo seus sete filhos espalhados em todos os castelos presentes nas fases.



A equipe de desenvolvimento de Super Mario World foi chamada de Kaihatsu Joho ("entretenimento e divisão"). Depois o desenvolvimento deste jogo mudou seu nome para EAD ("entretenimento, análise e desenvolvimento), nome que ainda conserva. A primeira versão do jogo foi criado em 1988, juntamente com uma demonstração de Pilotwings (Libélulas). Por fim, o jogo foi inicialmente chamada de "Super Mario Bros 4.", mas depois foi mudado para "Super Mario World", para destacar a amplitude e a profundidade dos mundos do jogo.



E para matar saudade, segue abaixo um vídeo com a abertura do jogo e a sensacional "musiquinha" que até hoje algumas pessoas possuem em seus arquivos:






Neste vídeo, você confere a batalha final com Bowser:





E na próxima semana o quadro Túnel do Tempo: o passado de presente retorna trazendo mais um acontecimento que marcou história!

2 comentários:

Spirro disse...

Minha nossa O invetor dessa Fita foi Eu. Não tem pra Ninguém ..flw abraço... Muito legal esse Tunel do tempo ..

Cláudio Henrique disse...

Cara, cansei de soprar fita do mario, hehehehehe. Jogo lendário vei, saudadona mil das tardes envoltos ao game