quinta-feira, 16 de abril de 2009

Jornal Primeira Hora



Caros Amigos,


Nesta postagem, quero destacar um programa radiofônico transmitido por uma das maiores rádios deste país, que tem o jornalismo em primeiro lugar na sua programação. No ar há 45 anos, o Primeira Hora é transmitido, via satélite, para mais de 60 emissoras brasileiras, que recebem o jornal das 7h às 7h30 pela Rádio Bandeirantes.


Por ser um noticiário completo, que leva aos ouvintes os principais assuntos do mundo, do País, do Estado e da capital paulista, ele está entre os líderes do segmento jornalístico no horário. Além das informações mais quentes sobre política, economia e transformações sociais, o Primeira Hora ainda proporciona para os moradores de São Paulo, entre 7h30 e 8h, previsão do tempo, índices do mercado financeiro, condições dos aeroportos, do trânsito e das estradas, com participação ao vivo dos repórteres que circulam pelas ruas e sobrevoam a cidade.


O programa é apresentado pelo jornalista Haisem Abaki. Este profissional começou na Rádio e Jornal Diário de Mogi, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, trabalhou como redator, repórter, editor e apresentador. Em 1991, seguiu sua carreira para a capital paulista, emprestando sua voz à Rádio CBN, antiga Excelsior, onde também exerceu várias funções.


Em dezembro de 1998 veio para a Rádio Bandeirantes, fazendo reportagens especiais e o trânsito no helicóptero. No primeiro semestre de 2000, Haisem apresentou o Jornal do Meio-Dia e, a partir de agosto do mesmo ano, o Primeira Hora. Com os anos de reportagens de rua, Abaki desenvolveu uma sensibilidade sobre assuntos que envolvem o drama humano. Um ponto que não sempre é lembrado pelo jornalista foi o sofrimento das vítimas de um acidente ferroviário em 1987, em Itaquera.


Além de Abaki, o programa é apresentado pelos locutores Dimas Aguiar, Dedé Gomes e Walker Blaz. Dimas Começou na Rádio Cultura FM, em Botucatu, interior de São Paulo, depois passou por emissoras como Itaipu FM, Difusora FM, Diário FM, Nova FM, Eldorado AM e FM. Em 1999, Aguiar entrou para a Rádio Bandeirantes, apresentando o Repórter Bandeirantes, versão antiga do Repórter Online. Já no ano de 2002 passou a integrar a equipe do Primeira Hora, na época, ao lado de Walker Blaz e Lourival Pacheco.Além da locução de programas, o radialista sempre fez chamadas de programação e comercial e atualmente também faz gravações para o Fanáticos por Futebol e Você é Curioso.


Dedé Gomes desde julho de 2003 na Bandeirantes participa do Jornal Primeira Hora e do Jornal da Hora.Este santista deu início à carreira nos anos 60 em sua cidade, tendo atuado nas Rádios Universal, Atlântica, Guarujá e A Tribuna, quando após 9 anos veio para São Paulo se integrando à Rádio Excelsior (A Máquina do Som) e em seguida à TV Globo onde por 17 anos atuou como locutor de cabine e chamadas. Trabalhou também nas rádios Eldorado AM e FM, América, Manchete FM, Cultura AM e FM, USP FM, Metropolitana FM, Trianon e Capital. Além do Jornalismo, onde participa como locutor noticiarista, é narrador, mestre de cerimônias, locutor publicitário, sendo um dos fundadores do Clube da Voz.


Já Walker Blaz é formado em Propaganda-Marketing e Jornalismo, começando como locutor, aos 17 anos, na rádio Difusora de Catanduva. Em janeiro de 1975, a Rádio Bandeirantes passa a contar com sua voz, nos programas Diálogo Novo, Sucessos em Revista, Arquivo Musical, O Mundo Inteiro e Você, Jornal de Amanhã, Repórter Bandeirantes e Primeira Hora. Na década de 70, Blaz também passou pela Rádio Ribeirão Preto, Rádio Excelsior FM, TV Band Canal 13 e Rede Capital. Já nos anos 90, trabalhou na Rede Transamérica, Ômega FM e HBO Latin América Group. O jornalista ainda emprestou sua voz para chamadas institucionais da TV Band e para trailers de filmes pelas produtoras cinematográficas como a Warner Bros. Inc., Twentieth Century Fox Enterteinment e Playarte Cinemas. Na Rádio Bandeirantes, atualmente participa do Jornal Primeira Hora, além de fazer os prefixos da emissora, editoriais e chamadas institucionais.


Abaixo, você confere o Jornal Primeira Hora exibido no dia 08 de abril de 2009:





Bandeirantes - A Rádio que briga por você!!

Crédito da foto: Arquivo Rádio Bandeirantes

Nenhum comentário: