quarta-feira, 1 de abril de 2009

E os jornalistas continuam na dúvida sobre a obrigatoriedade do diploma


Caros Amigos,


Mais uma vez, estudantes, professores universitários e jornalistas ficam na dúvida sobre a obrigatoriedade do diploma após o STF (Superior Tribunal Federal) adiar o resultado para o dia 15 de abril.


Nesta quarta-feira, 01, o Superior votaria duas matérias que influenciam diretamente os profissionais de comunicação do país. Seria votada, além da Lei de Imprensa brasileira, a obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo. A audiência foi iniciada por volta das 14h35 e começou com a abertura dos trabalhos feita pelo relator do processo da Lei de Imprensa, ministro Carlos Ayres Brito. Na seqüência, pronunciaram o deputado federal Miro Teixeira, a ONG Artigo 19 e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), todas defendendo a revogação total dos artigos ainda vigentes da Lei de Imprensa.


Apenas dois dos ministros que estavam presentes votaram a pauta sobre a Lei de Imprensa brasileira: o relator Carlos Ayres Brito e Eros Grau. Os demais proferirão seus votos apenas no dia 15/04, quando as matérias voltam à pauta. Segundo Brito, a Constituição "é ponto de chagada e partida para a liberdade de imprensa". Sendo assim, nenhuma medida legislativa poderia interferir. Por esse motivo, seria impossível a criação de uma "lei orgânica" para a imprensa, sem que esta fosse considerada inconstitucional.


"A Constituição é livre e plena. Por isso, não é possível que se elabore uma lei específica para a imprensa, apenas normas periféricas, que dizem respeito a temas como direito de resposta". Com tais afirmativas, o voto do relator foi pela extinção da Lei de Imprensa. Já Eros Grau fez rápidas considerações sobre o tema e também votou pela extinção da Lei.


Ao encerrar os trabalhos do dia, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, deu a entender que não deve acompanhar o voto dos colegas. De acordo com ele, a Constituição "clama por normas e organização". O fato é que o prolongamento da sessão que vota a Lei de Imprensa impediu que acontecesse a votação pela obrigatoriedade ou não do diploma de Jornalismo, por isso, a pauta foi adiada para 15 de abril.


Foi levantada a possibilidade de que a nova data fosse na próxima semana, mas por se tratar de Semana Santa e feriado jurídico, a ação foi impossibilitada. Pois bem, atos como estes praticados pelo Supremo mostram bem o valor que este prezam pela nossa profissão, achando que ser o porta-voz da população é fácil e não precisa de curso superior.


É importante destacar que assim como os outros cursos como Medicina, Direito, Engenharia, entre outros, o diploma é um requisito básico para que o profissional seja bem sucedido em sua carreira. E por que o Jornalismo tem que ficar de fora deste plano de ensino? Esperamos que no próximo dia 15 de abril, o Superior Tribunal Federal julgue de forma ética este ponto, benefiando esta classe que tem como missão levar a notícia para a população com responsabilidade.


Enquanto isso, nós profissionais continuemos a lutar pelos nossos direitos, pois jornalista ético e sério é com diploma!

Nenhum comentário: