domingo, 6 de abril de 2008

Filmes, Programas infantis e desenhos que marcaram história


Caros Amigos


Nesta tarde de domingo, dia 06 de abril, estava na casa de minha avó fazendo uma visita para ela, como de costume, e resolvi ouvir músicas da época de 70 e 80. Mas o que me surpreendeu foi encontar no acervo de LPs que meu tio possui, dois LPs que marcou muito a minha época de infância e de muitas pessoas. Trata-se do programa infantil Balão Mágico no qual meu tio possui dois LPs . Ao ouvir uma das músicas que era tocada no programa, pude recordar meu tempo de infância lembrando este programa e vários outros que marcaram época e alguns que até hoje fazem sucesso na televisão.


Recordando tudo isso, lembrei dos programas que haviam na televisão como Bozo, X-Tudo, Vovó Mafalda, Carrosel, Tom e Jerry, Pica Pau, Manda-Chuva, Pernalonga, Os Três Patetas, Chaves, Chapolin, Star Wars, Supermam, entre outros que marcaram história. Se pararmos para pensar um pouco, podemos perceber o quanto os filmes, desenhos e programas infantis mudaram de gênero e conteúdo. Hoje a maioria tem incentivado muito a violência e a desobediência perante os pais, diferente destes que traziam conselhos, exortações e lições de vida para todos nós.


Alguns programas dessa época passam na Tv mas em vez de serem usado com este intuíto, são usados como meio de conseguir audiência ou até mesmo "tapar" buraco de alguma programação como faz o SBT com o seriado Chaves, que até hoje é um dos programas de maior audiência, mesmo sendo repetido por mais de 16 anos. Fico imaginando o quanto as crianças desta geração perderam em matéria de entretenimento para as crianças e o quanto estão ganhando com estes novos desenhos e programas que não tem até mesmo um bom conteúdo. Para aqueles que presenciaram esta época, o que resta são grandes lembranças e tecnologia com que faz que se possa gravar ou até mesmo alugar estes desenhos e programas infantis.


Finalizando, quero apenas destacar o quanto me bate a saudade relembrando tudo isso e o quanto me entristece sabendo que as crianças que nasceram depois da década de 90 não poderam acompanhar tudo isso e a próxima geração talvez nem acompanhe. Ah, como era bom esse tempo.



Um comentário:

Cláudio Henrique disse...

Ow cara, excelente postagem. É bom recordarmos de nossa infancia. Meu até hoje arrepio em ouvir nomes como "Chaves", Bozo, Sitio do picapau amarelo, Jaspion, Power Rangers, Cocorico, Castelo Ratimbum, e por ae vai. Abraços, irmaozin.