sexta-feira, 28 de março de 2008

SORRIA: VOCÊ ESTÁ SENDO ALIENADO!!!



Caros Amigos

Desde os primórdios, os Meios de Comunicação de Massa tem ganhado destaque perante a população. No começo não tanto quanto agora que infelizmente muitas pessoas tem usado os meios de comunicação para se privilegiar e atingir outra pessoa, isto sem falar em programas que até mesmo “alienam” os telespectadores.Um exemplo básico de veículo de comunicação que aliena os telespectadores é a Rede Globo que apoiou com “unhas e dentes” a Ditadura Militar, algo que foi infelizmente mancha o cenário brasileiro, além de outro ponto recente que já está mais do que comprovado: em quem a Globo apóia como candidato seja ele candidato a Presidente, Governador, Prefeito, ele acaba ganhando. Um exemplo básico disso foi quando a Rede Globo “colocou” Fernando Collor no poder e o interessante que depois “tirou” ele do poder com as denúncias dos escândalos em seu governo.

Sabemos que a mídia tem um papel importante perante a sociedade que é levar informação para a população. Muitos veículos de comunicação se empenham em levar programação digna e séria para os telespectadores como a TV Cultura que “quase” não tem audiência pois muitos acham que é um canal só para intelectuais. Mas não podemos colocar a culpa somente nos veículos de comunicação; a população também tem uma parcela de culpa nisso. Segundo disse uma Jornalista “a Tv faz a programação que a população deseja” e nada mais está correto. Hoje o que os telespectadores desejam ver na Tv, ler nos Jornais e ouvir no Rádio? Não é programas sensacionalistas, matérias que usam da imaginação da pessoa e programas que usam palavras de baixo calão?
Infelizmente, a população tem preferido mais programas de baixo nível do que os programas educativos.


Com isso, a mídia aliena a população com estes programas no qual até mesmo traz mudança na vida da pessoa que assiste. Por isso é preciso que as pessoas se conscientizem do que estão vendo, lendo e ouvindo e perceber que muita coisa que sai tanto na Tv, Jornal e Rádio não é verdade ou simplesmente é um acontecimento pequeno que a mídia transforma num grande acontecimento.
Mas enquanto a população não para pra pensar em que conteúdo estão vendo, os meios de comunicação aproveitam e alienam a mente das pessoas com programas que baixo nível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Ivan!

Li os outros artigos seus e ficaram muito bacanas, mas preferi comentar neste. Pois é, os meios de comunicação não cumprem seus papéis de informar e educar, em alguns casos como o da revista Veja, eles estão mais preocupados em alienar, em interesses próprios ou de partidos políticos que eu nem preciso dizer o nome, pois você já sabe.

Abraços!