terça-feira, 18 de março de 2008

Grande rede, grandes contradições


Caros Amigos


Quero aproveitar para publicar este texto feito em sala de aula para destacar a competência destas duas pessoas que tem um brilhante futuro pela frente no Jornalismo. Obrigado Ronaldo e Cláudio!!


Cláudio Henrique, Ivan Ambrósio e Ronaldo Ruiz


Com o passar do tempo, os seres humanos estreitaram suas distâncias. Os avanços tecnológicos contribuíram expressivamente para a globalização social, e possibilitam o fácil acesso das pessoas nos mais variados assuntos e relativas facilidades do mundo contemporâneo.Convém citar exemplos de como a tecnologia auxilia a integração dos homens, como conversar em tempo real com outras pessoas de vários lugares do mundo, de ficar informado instantaneamente, poder mostrar para o mundo suas opiniões, trabalhos, enfim, interagir com quantidade e qualidade. É inegável que o avanço tecnológico rompe fronteiras e limitações, facilitando o cotidiano. Hoje, por meio de programas digitais que oferecem chats em tempo real, pode-se comunicar com parentes e amigos distantes, uma vez que em tempos anteriores isto era possível apenas por antigas correspondências postais e telefonemas, sejam pelas incômodas fichas ou pelos encarecidos cartões de telefonia.


Compras práticas, operações bancárias, filmes recém-lançados e até mesmo o currículo de experiência trabalhista podem ser feitos sem sair de casa, e em qualquer parte do mundo é possível tais atos. Mas toda realidade tem o seu lado oposto, e a tecnologia também possui suas desvantagens, que muitas vezes são ignoradas pelos usuários, pois grande parcela dos internautas julga a grande rede como a perfeição tecnológica. Quantas pessoas não saem de casa para ficar conversando com os amigos nas salas de bate-papo, ou programas como o MSN, ao invés de se reunirem para conversarem pessoalmente. Algumas pessoas vão além, e até namoram firme pela internet.Este vício pode ser prejudicial quando o usuário fica totalmente dependente da tecnologia, e se isola do mundo real.


Ele provavelmente terá problemas futuros quando tiver que se relacionar com outras pessoas; será tímido, acuado em seu canto, com medo do mundo e sem saber como resolver os problemas do cotidiano. Em uma empresa poderá ter grandes problemas.Somando-se ao problema anti-social que pode criar a grande rede, podem ocorrer também muitas frustrações para quem gosta de navegar sem responsabilidade. São conhecidos vários fatos de pessoas que foram prejudicadas por confiarem demais em uma tecnologia que em alguns casos não passa confiança total. Como se nota, a grande rede ainda está longe de ser unânime no quesito perfeição, pois existem muitas contradições que podem elevar ou derrubar as relações sociais e atitudes individuais.

Nenhum comentário: