terça-feira, 15 de julho de 2008

O engano da Polícia



Caros Amigos,


Conforme escrevi em um artigo sobre a deficiência da Polícia no Brasil, essa semana tivemos a confirmação deste ponto. Embora podemos perceber os grandes defeitos e dificuldades que a nossa segurança tem enfrentado, esses acontecimentos estão passando do limite, chegando ao ponto de perdermos a confiança e segurança dos mesmos.


Digo isto devido ao fato que ocorreu essa semana no município de Porto Amazonas, no Paraná. Uma mulher foi morta e um homem ficou ferido ao terem o carro atingido por tiros disparados pela Polícia Militar. De acordo com a PM, o acidente aconteceu durante uma perseguição a um carro suspeito na rodovia PR-427, que após furar três bloqueios da Polícia Rodoviária, atirou contra os policiais.


Durante a perseguição, o carro onde estavam os soldados Dionete dos Santos Rodrigues e Luiz Gustavo Landmann, do 1º batalhão da PM, teria sido atingido por tiros disparados de um veiculo, que diziam acreditar ser dos suspeitos. "A fim de pará-lo, efetuaram disparos contra o veículo. Só depois perceberam se tratar de um Gol preto, ocupado por um casal que havia colidido acidentalmente com o carro dos policiais", afirma a nota da PM.


Rafaele Ramos Lima, 20, levou um tiro na cabeça, foi socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu. O motorista do Gol, Diogo Soldi, foi atingido de raspão e encaminhado a um hospital de Curitiba. Os dois policiais militares envolvidos no caso foram encaminhados ao Batalhão da Policia Militar em Ponta Grossa (PR), onde estão detidos. As armas foram recolhidas e enviadas à perícia. O veículo suspeito, um Fiat Palio, foi encontrado logo em seguida, abandonado, carregado de cigarros. A quantidade não foi informada pela PM.


A PM informou, em nota, que já instaurado um inquérito e solicitou o "acompanhamento direto do Ministério Público do Estado no procedimento administrativo que apura o caso". A Polícia Civil de Palmeira instaurou um inquérito para apurar o caso. A natureza da ocorrência não foi informada pela PM. Com mais este acontecimento ficam algumas perguntas no ar: o que precisa para melhorar a Polícia? Será que ainda podemos ter total confiança e segurança neles? Como já disse, é preciso uma grande reforma na segurança perante os governos estaduais e federais.


Esperamos que acontecimentos como este e o do menino morto no Rio de Janeiro não venham ocorrer mais!! Infelizmente, enquanto não morrer outras pessoas, o governo não tomará nenhuma atitude. Uma cena muito triste que mancha nosso país perante os outros países.

3 comentários:

Cláudio Henrique disse...

Grande Ivan. Belo texto e bela argumentação, vergonhoso é o que estes pilantras de farda fazem, chegam atirando, maltratando e batendo em quem é carente, julgando todos como bandidos. É evidente que a maioria dos PMs brasileiros são honestos e exercem sua função com primazia, mas estes canalhas mancham a historia militar, se baseando naqueles vagabundos que governaram o Brasil por 21 anos. Abraços, amigao.

Lucas Matheus disse...

Parabéns pelo blog Ivan e obrigado pela visita! Ficarei sempre aguardando seus comentários inteligentes no meu blog. Em relação ao tema deste seu texto, infelizmente parece já ter se tornado hábito inocentes serem vítimas da polícia. Enquanto não houver uma política de segurança eficaz, continuaremos vendo fatos como esses. Diante disso, meu amigo, fica registrada a nossa indignação.

Cris disse...

Ei Ivan, amei se Blog!! Assuntos de interesse geral e bem escritos, parabéns!!!
Sucesso no seu caminho, em todos eles!!
abraço
Cris