quarta-feira, 2 de julho de 2008

Heróis de Verdade


Caros Amigos,


O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas e admiradas do País, graças à ousadia e a coragem dos seus soldados, que não medem esforços para salvar vidas, mas mais diversas situações de perigo, muitas vezes, arriscando a própria em prol da sociedade. Por isso, é tido como herói, diante sua figura de bravura ao prestar socorro à população. Por isso, para homenagear essas pessoas tão especiais, dia 02 de Julho comemora-se o Dia do Bombeiro. Além do combate ao fogo, os bombeiros exercem muitas outras funções.


Eles realizam serviços de busca e salvamento, resgates em colisão de veículos, prestam primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente, prestam socorro no caso de catástrofes, desenvolvem campanhas de educação da comunidade, visando a tomada de consciência do cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios.No Brasil, a maioria da população crê que todo bombeiro é militar.


Poucos conhecem a existência do bombeiro civil, que pode ser empregado em empresas (normalmente nas brigadas de incêndio) ou participar de atendimento público como voluntário ou contratado, ou ainda como funcionário municipal. Em nosso País existem mais de 5.500 municípios e, destes, menos de 350 possuem bombeiros militares. A solução, tem sido os bombeiros civis, que atuam como voluntários em ONGs.


Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais. Nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e engajados no desejo de servir bem a comunidade.


Parabéns a este grande heróis de verdade, onde todos nós, quando criança, sonhávamos em um dia se tornar Bombeiro.

Nenhum comentário: