quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Pulo do Gato pulando mais cedo no rádio


Caros Amigos,

A partir de segunda-feira, dia 06 de julho, o "Gato vai pular mais cedo” na Rádio Bandeirantes (AM 840 KHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP). Tradicionalmente apresentado das 6h às 7h, o programa recordista no Brasil em longevidade e com mesmo apresentador José Paulo de Andrade, passará a ter mais meia hora de duração sendo veiculado das 5h30 às 7h da manhã.

"O Pulo do Gato” teve sua primeira edição no dia 02 de abril de 1973 com meia hora de duração. Em abril de 1977 passou a ter uma hora. Agora, em 2009, o programa jornalístico "Pulo do Gato" passa a ter uma hora e meia. Para quem acompanha a programação da Rádio Bandeirantes de São Paulo, as notícias chegarão mais cedo "para você ficar bem informado, sabendo o que fala, onde estiver" conforme José Paulo de Andrade fala no início do programa.

E para você que não teve ainda a oportunidade de ouvir um dos programas mais antigos do rádio brasileiro com este grande profissional, segue abaixo um áudio especial do programa que completou no dia 02 de abril 36 anos no ar:



No início o programa durante a semana inicial (abril de 1973), foi apresentado pelo jornalista, poeta e político Rafael Gióia Martins Jr. (Gióia Jr.). Depois, José Paulo de Andrade assumiu o comando e até hoje é a voz do programa mais tradicional do radiojornalismo brasileiro. Em comemoração às três décadas de O Pulo do Gato, completados em 2003, o apresentador José Paulo de Andrade recebeu, em 29 de março de 2005, o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte ) de Melhor Âncora de 2003.

Líder absoluto de audiência, leva ao ar as manchetes das principais notícias do dia em dois resumos, às 6h e às 6h30. Mescla informações sobre trânsito, tempo, estradas, aeroportos, hora certa, mercado financeiro e reportagens da área esportiva e policial. Entre os quadros característicos está o Boca no Trombone, com reclamações de ouvintes e as respostas de representantes de órgãos públicos e de empresas.

Uma agenda econômica (Imposto de Renda, prazos para pagamentos de contribuições, aposentadoria e outras informações) é outra atração do Pulo. O programa é um dos recordistas de permanência no ar, no rádio brasileiro, com suas características: mesma emissora, mesmo horário e mesmo apresentador.

Este blogueiro, desde os seus 12 anos acompanha o programa logo pela manhã, pois além da linha editorial usada pela equipe na transmissão das notícias, José Paulo de Andrade através de sua interpretação nas notícias e seus comentários inteligentes e cheios de conteúdos e informações, transmite a notícia de uma maneira que todos os ouvintes, independente de sua condição financeira e classe social possam entender.

Além disso, sempre atencioso, José Paulo atende os problemas e dúvidas dos ouvintes que são "peças" importantes para o rádio, como este blogueiro que vos escreve, tendo a honra de ter os e-mails respondidos por este grande profissional e ícone do rádio brasileiro. Finalizando este post, segue um vídeo de uma reportagem feita pelo programa Vitrine da TV Cultura sobre como é os bastidores e a produção do programa.





O Pulo do Gato pode ser ouvido pela Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. Se você não mora em São Paulo e sua cidade não tenha uma emissora RB local que retransmita a programação nacional, pode acompanhar pelo site da emissora que é http://www.radiobandeirantes.com.br/


"Acorda São Paulo, com seu sono justo é hora do Pulo do Gato......O quinto sinal eletrônico marca seis horas (logo mais será as cinco e meia) é hora do Pulo do Gato...obrigado São Paulo"

Nenhum comentário: