terça-feira, 14 de julho de 2009

Há 78 anos era fundada a Rádio Record - A Voz de São Paulo



Caros Amigos,

No dia 11 de junho de 1931, ou seja, há 78 anos atrás, São Paulo ganhava uma nova potência radiofônica que tinha e preserva até os nossos dias o objetivo de levar informação, notícia e ser o porta-voz de toda população. A PRB-9 (antes de ser chamada como Rádio Record) foi fundada em 1927 por Álvaro Liberato de Macedo, como Rádio Sociedade Record, e passada à Paulo Machado de Carvalho em 1931 é rebatizada como Rádio Record.




A emissora teve seus trabalhos iniciados nos estúdios na Praça da República, região central da cidade de São Paulo, participando efetivamente dos momentos mais importantes da história do País, como a Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada neste dia 9 de Julho. Nesta época São Paulo exigia a deposição do então Presidente Getúlio Vargas , e então as rádios paulistas, em especial a Rádio Record se trasnformaram em poderosas armas. Em julho, teve ínicio o movimento que ficou conhecido como a Revolução Constitucionalista, que tinha como principal exigência a convocação de eleições para a formação de uma Assembléia Constituinte, pois o país necessitava de uma nova Constituição.


A cidade de São Paulo logo foi cercada por federais e isolada, utilizando-se das emissoras de rádio para divulgar os acontecimentos a outras partes do país. Em 23 de maio de 1932, antes das manifestações , o primeiro passo dos estudantes foi a invasão dos estudios da Rádio Record, chegando até a sala de Paulo Machado de Cravalho, e ordenando que colocasse no ar a leitura de um abaixo-assinado. A Rádio Record teve que aderir, querendo ou não, à causa.


Por essa revolução, Cesar Ladeira, fica sendo conhecido como a "A voz da Revolução" e a Rádio Record como "A voz de São Paulo" e no dia 1º de outubro de 1932, todos os jornais e inclusive os de "Assis Chateaubriand", anunciaram: "as tropas brasileiras ganharam dos paulistas. Perdemos nas armas, mas nas letras ganhamos, porque em 1932 Getulio Vargas acabou por aceitar as normas paulistas para modificar a Constituição Nacional." Logo depois, com a transmissão de shows musicais com artistas e cantores famosos como Carmen Miranda e Francisco Alves, a emissora alcança a liderança nos anos 30, compartilhadamente com da Rádio Nacional.
Sob a direção de Chico Paes de Barros, esteve em primeiro lugar de audiência durante as décadas de 70 e 80, tendo em sua programação grandes nomes como Zé Béttio, Gil Gomes e Eli Corrêa. Hoje, a emissora integra a Rede Record de Rádio e Televisão, pertencente ao empresário e bispo Edir Macedo. Mesmo assim, mantém a pujança e luta por igualdade social. A Rádio Record continua resgatando o ideal de sua fundação. Ao mesmo tempo, a Record continua fazendo história nas transmissões diárias, com sede na Barra Funda, Zona Oeste paulistana.


Atualmente, tem em seus microfones nomes como Paulo Barboza (ex-Capital AM 1040), Gil Gomes, Kaká Siqueira (ex-Tupi AM 1150), Leão Lobo, Lílian Loy, Zé Béttio, José Nello Marques (ex-Bandeirantes AM) e João Ferreira; na equipe esportiva, Edemar Annuseck, Juarez Soares e Paulo Roberto Martins, entre outros. No Ibope, ocupa a quarta posição entre as AM paulistanas e pode ser ouvida pela internet: http://www.radiorecord.com.br/.
O início da Rede Record de Rádio, com sinal via satélite, está previsto para o segundo semestre de 2009. A partir do dia 2 de Março de 2009, com a estréia de Zé Nello Marques, a Record passa a usar novamente o slogan "A Voz de São Paulo", símbolo da revolução constitucionalista de 1932. No dia primeiro de Abril de 2009, a Record AM anuncia a contratação do radialista Paulo Barboza, vindo da Capital AM 1040. Sua estréia acontece no dia seguinte.


Paulo Barboza faz parte da lista dos grandes comunicadores do rádio AM brasileiro que a direção da emissora vem anunciando contratar. Com esta e outras contratações que tem realizado desde 2007, a emissora paulistana resgata e define sua tradição popular. Enfim, aos 78 anos de vida, a Rádio Record mantém- mais do que nunca- a chama da esperança acesa por dias melhores, constituindo-se em inigualável tribuna do povo, verdadeira Emissora Popular, e, uma vez mais: A VOZ DE SÃO PAULO.


E para homenagear os 78 anos de fundação da emissora, com exclusividade o Blog do Ivan Ambrósio traz o áudio abaixo do prefixo da emissora na época pertencente a Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho. A locução é de Ronaldo Batista.



Nenhum comentário: