domingo, 27 de abril de 2008

Tremor em São Paulo


Caros Amigos


Sempre vemos e ouvimos tremores e terremotos em outros países. Mas essa semana algo chocou a população brasileira e deixou algumas pessoas pasmas com o que aconteceu. Nesta quarta-feira, foi registrado um tremor de terra na cidade de São Paulo por volta das 21h00. Segundo os especialistas, o tremor atingiu 5.2 graus na escala Richter. Além de São Paulo, outras cidades sentiram este tremor que durou cerca de 30 segundos.

Analisando este acontecimento, chegamos a várias conclusões mas quero apenas citar uma que tenho certeza que a maioria de nós chegamos. Sabemos que infelizmente a humanidade vem a cada dia que passa destruindo as matas, acabando com a camada de ozônio. Projetos e acordos estão sendo feitos entre os países com o intuíto de diminuir a poluição pois agora eles estão cientes das catástrofes que cometeram no passado e que estão cometendo agora. Sinto muito em falar isso mas essa iniciativa que estão tomando é um pouco tarde demais.


Com tudo isso que acontece, quem acaba sofrendo as consequências somos nós mesmos. Como diz aquele velho ditado "o que se planta aqui, colhe aqui mesmo" serve muito bem não só para as autoridades como para todos nós. Devemos parar para pensar um pouco no que estamos fazendo prejudicando nossos filhos e a próxima geração que virá com o risco de não ter mais água na Terra.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Fraudes no INSS

Caros Amigos

Com o passar dos tempos, vemos por meio de matérias veiculadas as grandes fraudes que assolam o INSS e nos causam indignação. A última delas foi nesta sexta-feira por meio do Jornal Hoje com respeito a estes problemas. Embora a não exista mais o problemas das grandes filas, podemos constatar que o atendimento aos usuários continua precário.

Além do descaso com respeito ao atendimento, outro problema que aflige é a demora de concessões de auxílio-doença ou de aposentadoria. Sabemos que faltam funcionários e a burocracia é muito. Acredito que com respeito a burocracia, o motivo disso é devido as grandes fraudes que acontecem. Pessoas que estão aptas ao trabalho fingem estar com alguma deficiência física para conseguir o auxílio, fazendo com que outras pessoas que precisam deste auxílio para poder sobreviver, não consiguam.

E o interessante disso é que pessoas que trabalham na agência fazem parte da quadrilha. Mais ou menos funciona assim as fraudes: um beneficiário recebe um laudo médico concedido por clínicas particulares que fazem parte do esquema; em seguida peritos e funcionários do INSS autorizam esses benefícios. De acordo com a Polícia Federal, essas fraudes representam um prejuízo no valor de R$ 5 milhões de reais. Agora imagine: 5 milhões de reais que poderiam ser gastos em outras coisas ou até mesmo sendo entregues para pessoas que precisam deste auxílio.

Esperamos que as autoridades máximas tomem uma grande atitude com respeito à essas fraudes punindo severamente essas pessoas envolvidas e que tomem providências para que as pessoas possam ser atendidas dignamente.

terça-feira, 15 de abril de 2008

O humor está de luto


Caros Amigos


Faço aqui neste artigo minha homenagem a esta grande atriz Renata Fronzi, que faleceu nesta terça-feira, dia 15, aos 83 anos, de falência múltiplas de órgãos, em decorrência de diabetes. Renata começou sua carreira no teatro da cidade paulista de Santos. Realizou diversas peças teatrais, além de fazer novelas.


O auge de sua popularidade ocorreu ao interpretar a personagem Helena, do célebre teatro Família Trapo, exibido pela Tv Record há alguns anos. Nos anos 80, Renata fez parte do elenco do grande programa Bronco, feito também pelo grande Ronald Golias.


Não pude acompanhar o programa Família Trapo mas em matérias feitas sobre programas que marcaram história na televisão, alguns trechos são passados. Nestes trechos, assim como faço em programas humorísticos, não contive a risada pois este programa marcou mesmo a história do humor. Já o programa Bronco assito sempre na TV Bandeirantes, onde a alegria é contagiante, onde o elenco não poupa esforços em levar o sorriso para os lares brasileiros.
Infelizmente, assim como todos nós, o humor perde seus entes queridos. Esperamos que esta "nova safra" de humoristas possam dar conta do recado em levar o humor e alegria para os lares brasileiros.

Dengue no Rio: a culpa é de quem?


Caros Amigos


Em matéria veiculada pela TV Bandeirantes nesta segunda-feira, dia 14, na estréia de Boris Casoy no Jornal da Noite, causou certa repercussão e alguns pontos a serem esclarecidos. A matéria mostrava a briga entre os governos federal, estadual e municipal, colocando a culpa um no outro sobre essa epidemia de dengue que afeta toda a população do Rio de Janeiro.


Em seu programa matinal de rádio, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, destacou que os prefeitos e governos estaduais têm responsabilidade em combater a dengue. Já o governador e prefeito do Rio de Janeiro, enviaram a resposta colocando a culpa do governo federal declarando a falta de incentivo na criação de programas de concientização ao combate da dengue.

A culpa não é apenas do governo federal, estadual e municipal. Cada um tem sua parcela de culpa nisso que está ocorrendo na "Cidade Maravilhosa" que infelizmente essa frase só passa mesmo da música. A populção também tem sua parcela na culpa nesta epidemia. Se cada morador tivesse a concientização de preservar e cuidar do lugar onde mora, com certeza não veríamos esse grave problema.

Enquanto as autoridades discutem de quem é a culpa com respeito a esta epidemia, a população acaba sofrendo. Segundo os últimos dados fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 75 mil casos já foram notificados e, dentre esses casos, já foram confirmado a morte de 85 pessoas. Como já escrevi em meu artigo anterior, a culpa disso tudo é não só das autoridades como também da população.

Os governos realizam projetos de concientização ao combate, que na maioria das vezes, uma pequena parte da população ajuda. Falta um pouco de coragem e determinação da população no combate à dengue. Se todos empenhassem com garra e força, com certeza não teríamos esta cena lamentável em nosso País, mostrando o quanto poder tem apenas este "mosquito". Se todos fizerem sua parte, podemos esperar que as autoridades se empenhem em realizar sua parte também.

domingo, 13 de abril de 2008

Jornal da Noite com Boris Casoy



Caros Amigos



Quero destacar a estréia de Boris Casoy no Jornal da Noite pela Tv Bandeirantes nesta segunda-feira, dia 14. Boris Casoy trabalhou em grandes redes de televisão como a TV Tupi, SBT, TV Record. Seu estilo é muito particular em expressar sua opinião com respeito as notícias e gosta muito de usar suas expressões como "Isto é uma vergonha" e "É preciso passar o Brasil a limpo", ambas conhecidas perante os telespectadores.

Ao mesmo tempo que enalteço a TV Bandeirantes pela contratação deste grande jornalista que é Boris Casoy, aproveito para enfatizar a grande perda que tiveram com a saída deste grande jornalista que é o Roberto Cabrini onde agora faz parte da equipe de Jornalismo da TV Record. Acredito que infelizmente o Roberto Cabrini deve perder sua liberdade de expressão devido algumas restrições que a Record impõe perante os jornalistas.

Se os diretores da Band pensassem um pouco, veriam que Boris Casoy e Roberto Cabrini seriam uma grande equipe comandando o Jornal da Noite. Roberto Cabrini com suas excelentes reportagens investigativas e especiais e Boris Casoy com sua excelente competência em apresentar o telejornal e tecer seus comentários a respeito das notícias. Tenho a máxima certeza que seria um dos melhores telejornais no Brasil com essa grande dupla de jornalistas. Gosto muito do Roberto Cabrini visto ter como lema a ousadia mas com responsabilidade para fazer as melhores reportagens. Mas como os diretores não pensaram nisso, pelo menos souberam contratar um grande jornalista de peso no lugar do Roberto Cabrini. O Jornal da Noite começa à partir das 00h00 pela Tv Bandeirantes, de segunda à sexta-feira.

domingo, 6 de abril de 2008

O Sistema Penitenciário no Brasil


Caros amigos


Quando estudamos matérias como Sociologia e Antropologia Cultural, aprendemos que quando um indivíduo nasce, ele sofre um intenso processo de socialização ao meio que vive, aos costumes e as normas de conduta que são pré-estabelecidas perante à sociedade brasileira. Quando essa pessoa acaba cometendo um ato infrator, ele é, segundo normas do Estado, e segundo os pensamentos sociólogos, sendo punido e castigado com o intuíto de não cometer novamente uma infração. Ou seja, ele deverá pensar duas vezes antes de cometer tal infração.

Fazendo uma comparação com os ensinos e a nossa realidade, questionamos: será que o sistema penitenciário brasileiro é capaz de filtrar a má conduta deste infrator, fazendo com que se arrependa e reabilitando ao convívio social? Já que o lema das autoridades é que essa pessoa passará por uma "ressocialização" sendo colocada em condições animalescas e inumanas, em cubículos superlotados, além de várias vezes serem submetidos a tratamentos brutais desnecessários? Infelizmente, nesta realidade na qual vivemos, é economicamente impossível solucionar este problema embora, segundo pesquisa, um detento custa para o governo o valor mensal de 700 reais que são pagos por nós através dos impostos. É também esta realidade na qual se faz a sociedade discriminar o ex-detento não dando para ele a sua segunda chance.


Temos que mudar, com razoabilidade e bom senso, a legislação que rege a vários anos fazendo com que a prisão é tida como violência a sombra da lei. Enquanto nada é feito, os inocentes que acabam sendo presos, se transformam em presos de alta periculosidade ou morrem vítimas das condições físicas e morais. Claro que também a corrupção predomina neste sistema onde delegados, policiais e carceireiros deixam o seu lado profissional facilitando a entrada de drogas, celulares e até mesmo a fuga de tais presos, contribuindo com este cenário que mancha nosso país.


Agora é a hora de todos nós mudarmos nossa atitude e confiarmos mais na pessoa humana, tirando de lado os aspectos políticos, financeiros e administrativos. É a hora de refletirmos sobre nosso preconceito, arrogância, ambição, enfim, tudo aquilo que sentimos diariamente e que atingem nosso próximo que esteja passando por uma grande necessidade. Se fizermos tudo isso, podemos esperar que um dia esse cenário que marca nosso país seja mudado.

Filmes, Programas infantis e desenhos que marcaram história


Caros Amigos


Nesta tarde de domingo, dia 06 de abril, estava na casa de minha avó fazendo uma visita para ela, como de costume, e resolvi ouvir músicas da época de 70 e 80. Mas o que me surpreendeu foi encontar no acervo de LPs que meu tio possui, dois LPs que marcou muito a minha época de infância e de muitas pessoas. Trata-se do programa infantil Balão Mágico no qual meu tio possui dois LPs . Ao ouvir uma das músicas que era tocada no programa, pude recordar meu tempo de infância lembrando este programa e vários outros que marcaram época e alguns que até hoje fazem sucesso na televisão.


Recordando tudo isso, lembrei dos programas que haviam na televisão como Bozo, X-Tudo, Vovó Mafalda, Carrosel, Tom e Jerry, Pica Pau, Manda-Chuva, Pernalonga, Os Três Patetas, Chaves, Chapolin, Star Wars, Supermam, entre outros que marcaram história. Se pararmos para pensar um pouco, podemos perceber o quanto os filmes, desenhos e programas infantis mudaram de gênero e conteúdo. Hoje a maioria tem incentivado muito a violência e a desobediência perante os pais, diferente destes que traziam conselhos, exortações e lições de vida para todos nós.


Alguns programas dessa época passam na Tv mas em vez de serem usado com este intuíto, são usados como meio de conseguir audiência ou até mesmo "tapar" buraco de alguma programação como faz o SBT com o seriado Chaves, que até hoje é um dos programas de maior audiência, mesmo sendo repetido por mais de 16 anos. Fico imaginando o quanto as crianças desta geração perderam em matéria de entretenimento para as crianças e o quanto estão ganhando com estes novos desenhos e programas que não tem até mesmo um bom conteúdo. Para aqueles que presenciaram esta época, o que resta são grandes lembranças e tecnologia com que faz que se possa gravar ou até mesmo alugar estes desenhos e programas infantis.


Finalizando, quero apenas destacar o quanto me bate a saudade relembrando tudo isso e o quanto me entristece sabendo que as crianças que nasceram depois da década de 90 não poderam acompanhar tudo isso e a próxima geração talvez nem acompanhe. Ah, como era bom esse tempo.