sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Rádio Capital



Caros Amigos,


Depois de uma longa correria com os trabalhos e as provas nesta reta final de faculdade, estou de volta neste blog postando meus comentários sobre fatos e trazendo dicas de programas de rádio e TV, jogos, enfim, tudo que gosto de compartilhar para as pessoas que visitam este blog. Como todos já sabem, sou um fanático pelo rádio, pois tive três anos de muita alegria trabalhando neste grande veículo de comunicação.


Como sempre estou escrevendo sobre programas jornalísticos, este post não é diferente. Nesta semana, descobri uma grande rádio em São Paulo cujo programa jornalístico deles é sensacional. As pessoas que visitam sempre este blog viram que já escrevi dos programas da Rádio Bandeirantes, o que são muito bons e excelentes para aqueles que desejam ficar bem informados. Em uma conversa com meu tio, claro sobre programas de rádio, ele comentou sobre o programa jornalístico que a Rádio Capital (AM 1.040 khz) apresenta. Confesso que fiquei muito curioso ao meu tio falar e aprovar o programa que é apresentado logo nas primeiras horas da manhã, ou seja, das 04h às 05h30, antes do programa do Eli Corrêa.


A Rádio Capital, lançada em 25 de janeiro de 1978, prepara-se para festejar 30 anos. A emissora nasceu no dia do aniversário da cidade de São Paulo. E isso não é simples coincidência: a Capital está atenta a tudo o que acontece no Brasil e no mundo, mas não perde as raízes com a metrópole. Os ouvintes encontram jornalismo, esportes, comunicadores no estilo que faz do rádio o grande amigo de todos. Em busca de audiência, mas sem desprezar a ética. Como filosofia, a rádio não faz concessões e sim a ética e o respeito pelo ouvinte sempre em primeiro lugar.


A Rádio Capital cumpre a sagrada missão de informar, orientar e divertir, por meio de um estilo de rádio popular com responsabilidade social, sempre respeitando o ouvinte e defendendo a cidadania. A Capital informa ao público e ajuda a formar opinião. Diverte, instrui, apresenta problemas e propostas de solução. É o papel de um amadurecido veículo de comunicação.


Comunicadores campeões de audiência integram o time da Capital: Eli Corrêa, Paulo Barboza, Paulo Lopes, José Carlos Gomes, Cinthia, Cícero Augusto. Também temos os apresentadores José Maria Scachetti, Adriano Barbiero, Seraphim Costa Almeida, Moisés da Rocha e Antonio Aguilar. E os repórteres Carolina Mattos, Cid Barboza, Ilana Alves. Coordenação de Jornalismo, Luiz Carlos Ramos. Coordenação Artística, José Roberto Gama.


Além disso, a visão que os comunicadores e diretores tem é que o rádio existe no Brasil há 85 anos. Trata-se de um veículo ágil, que continua exercendo importante papel na sociedade do País. A Rádio Capital, consciente do amplo público que sua programação alcança, preocupa-se em apresentar, diariamente, notícias e diversão com credibilidade. Uma rádio bem feita abre portas, aproxima as pessoas, soluciona problemas e ganha o respeito dos ouvintes, o que ganhou deste blogueiro.


Entre os programas que são apresentados, apenas um me chamou a atenção pelo jornalismo sério e de responsabilidade. Trata-se do Jornal Verdade Capital 1.040 apresentado pelo comunicador José Maria Scachetti. O programa é produzido com o objetivo de levar aos ouvintes, logo cedo, importantes informações para o seu dia-a-dia. Para quem pula da cama já na madrugada para trabalhar ou estudar, a Rádio Capital conta, das 4 horas às 5h30, como estão os transportes coletivos, os serviços, as noticiais policiais, a segurança, e focaliza também os problemas sociais, as dúvidas dos segurados sobre a Previdência Social, além, claro, das notícias sobre esportes. Contamos com colaboradores para comentar os principais fatos com agilidade e ética. E, se houver algo importante no Brasil e no resto do mundo, o Verdade Capital 1040 apresenta tudo e discute os detalhes. Participação de toda a equipe de Jornalismo da Rádio Capital e da equipe de Esportes.
Quem ainda não teve oportunidade de conferir o programa, vale a pena. Caso não consiga sintonizar a rádio, basta entrar no site onde além do programa ao vivo que pode conferir, o ouvinte pode relembrar programas passados. O site é http://www.radiocapital-1040.com.br/

Nenhum comentário: