segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Internet segundo uma criança



Caros Amigos,





Reproduzo aqui neste blog o texto escrito como parte do trabalho da matéria de Jornalismo On-line e Novas Tecnologias II. A proposta foi entrevistar uma criança de até 10 anos ou uma pessoa acima dos 50 anos que tivesse algum contato com o mundo virtual por meio da Internet. No entanto, escolhemos entrevistar esta menina linda, simpática, amorosa que é a Priscila, irmã do meu grande amigo Cláudio Henrique. Segue abaixo a entrevista completa.


.......................................................................................................................................................................
Sinônimo de um mundo integrado, a Internet é utilizada em todo o planeta por pessoas com idades distintas. Seja como instrumento de lazer, comunicação e até de afazeres no trabalho. A Grande Rede formou uma verdadeira “aldeia on-line”, onde as fronteiras da desinformação podem ser rompidas em um clique.E as crianças também fazem parte deste quadro de usuários virtuais, e um exemplo é Priscila da Silva Ferreira, de 9 anos, que utiliza a Internet para se divertir e também para realizar trabalhos escolares

Ela conta que conheceu a Internet aos 7 anos. Na ocasião, o seu pai a ensinou a acessar conteúdos infantis on-line, e o primeiro site navegado por Priscila foi o endereço eletrônico da Barbie (http://www.barbie.com.br/), onde são encontradas brincadeiras referentes à personagem: “Este é um dos sites que mais gosto”, declara. Com o tempo, Priscila também navegava no site da boneca Polly (http://www.pollypocket.com/), onde também brinca com os conteúdos ali existentes. Ela conta que também acessa outros sites de jogos virtuais como o Fliperama (http://www.fliperama.com.br/) e UOL Jogos (www.uol.com.br/jogos), e afirma que gosta mais dos jogos on-line do Mário Bros, que conheceu por meio do irmão.

No entanto, a menina também utiliza a Internet para fazer trabalhos solicitados em sala de aula. Ela, que está na terceira série, diz que sua professora sempre pede para os alunos pesquisarem sobre os conteúdos ensinados. Um dos sites mais usados por ela para a realização destas tarefas é o Wikipédia (http://www.wikipedia.com/), endereço que também foi apresentado pelo seu irmão: “A professora sempre pede pesquisas, então eu uso a Internet para estes trabalhos, porque eu encontro muitas coisas nos sites”, comenta.

No ano passado, Priscila diz que sua tia abriu uma conta no site de relacionamentos, o Orkut (http://www.orkut.com/), para ela. Porém, ela afirma que parou de usar quando viu conteúdos impróprios para a sua idade. Foi então que deixou de acessar o endereço.Sobre a freqüência de acessos, ela conta que entra na Internet pelo menos duas vezes por semana. Seja na escola ou no escritório do pai, a menina afirma que não é uma usuária compulsiva, pois existem outras tarefas a serem cumpridas, como auxiliar a mãe na limpeza da casa, terminar as lições escolares e também brincar com os amigos.

A pequena também aproveita para aconselhar as crianças sobre como usar bem a Internet e fazer um bom aproveitamento dos conteúdos on-line. Segundo Priscila “elas (as crianças) não devem entrar em sites para adultos, usar a Internet só com a autorização dos pais e também não podem parar de brincar por causa do computador senão podem ficar sem amigos”, finaliza.
Confiram também o vídeo de apresentação da entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=znI7gQ0b4wE


P.S- Produziram este texto, bem como o vídeo: Camila Vieira, Cláudio Henrique, Ivan Ambrósio, Juliana Oliveira, Kauê Ferraz, Marília Lopes, Natalí Garcelan, Ronaldo Ruiz e Thiago Bogo

Nenhum comentário: