sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Chaves completa 24 anos de SBT



Caros Amigos,


No dia 25 de setembro, o seriado Chaves completou 24 anos de SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). A história do seriado começa com o nascimento da TVS, que depois iria se chamar SBT, de propriedade do grande comunicador deste país, Silvio Santos. Sem muitos recursos na época para preencher a grade de horários, Silvio Santos avaliou alguns pacotes de programas estrangeiros e optou pela parceria com a emissoras mexicana Televisa. Importar atrações como telenovelas, séries e filmes do México era barato e trazia bons resultados.


Eis que chegava um lote de novelas da Televisa que foram dubladas pela Maga, em parceria com o SBT. Todo o lote foi dublado, e Chaves, então desconhecido, veio junto, num lote de aproximadamente oitenta episódios, que foram dublados e apresentados ao dono do SBT. A atração tinha reprovação dos homens de confiança de Silvio. Contudo, ele contrariou sua equipe e exibiu o seriado como teste no programa do palhaço Bozo, em 1984, alternando com o seriado Chapolin Colorado.


A série se tornou um sucesso, tendo por vezes a maior audiência do SBT segundo o Ibope, conseguindo vencer por várias vezes a Rede Globo. A partir de 1988 começou a ser exibido em horário nobre. Seu maior pico de audiência foi de 36 pontos, em 1990. Até hoje, o seriado vem ganhando uma legião de fãs em todo o Brasil, que apreciam o humor simples, sem malícias e palavras de baixo calão.


É uma pena que atualmente, o programa tenha saído "novamente" do ar, por causa da estréia do programa Olha Você, o que é um plágio do programa Bom Dia, da Rede Record. Como muitos acham que o programa Chaves seja para "tapar" os buracos na programação da emissora, esperamos que ele retorne, pois além de custar barato para o senhor Silvio Santos, que paga por ano cerca de R$ 3 milhões de reais, diferentes das novelas e programas que podem custar isso por mês, é um dos programas que até hoje consegue "bater" nos outros em audiência.


Mesmo que seja deste jeito, o programa sendo tirado do ar e depois de algum tempo voltando, nossa torcida é para que ele não seja tirado definitivo, pois, uma boa parte da alegria de crianças, jovens (está incluído eu!!!) e adultos, será tirada. Por mais que sejam repetidas as histórias da vila, vale a pena assistir. Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, seja porque nunca tinha ouvido falar ou que não gosta, deveria fazer um esforço pois não irá se arrepender.


Um comentário:

Anônimo disse...

Grande amigo Ivan. Chaves é sensacional, e nenhum programinha criado é melhor que este seriado, que faz rir mesmo sendo repetid por trocentas vezes.

Chaves, o melhor!!!

Abraços cara, bela homenagem.