segunda-feira, 23 de junho de 2008

A greve dos professores continua....



Caros Amigos,





Nesta semana, se completa quase 15 dias da greve dos professores da rede estadual de ensino. Segundo dados do Sindicato em defesa dos professores (Apeoesp), cerca de 70% da categoria está de braços cruzados desde a última segunda-feira (16). Entre as reivindicações dos professores, está a revogação do Decreto 53037 e da Lei 1041, reajuste salarial que reponha as perdas salariais acumuladas desde 1998, incorporação das gratificações aos salários com extensão aos aposentados, realização de concurso público classificatório para todas as disciplinas, um novo plano de carreira, fim da aprovação automática, liberdade de cátedra, extensão de ALE para todas as unidades, gestão democrática e autonomia na escola, capacidade de no máximo 35 alunos por sala, melhores condições de trabalho e garantia de emprego e estabilidade a todos os professores.


Mesmo assim, as propostas que o governo apresentou aos professores em assembléia geral realizada na última sexta-feira, dia 20, foi o reajuste salarial de 5%, incorporação das gratificações sendo a última em 2010 e a reafirmação sobre a política de bônus que exclui os aposentados, propostas estas rejeitadas pelos professores. Com isso, os 80 mil que estão parados optaram em continuar com a greve.


Acredito que por um ponto, os professores estão certos em optar pela paralisação, mas em outro ponto isso causa um grande prejuízo. Infelizmente, os professores da rede estadual vem sofrendo grande problemas em poder ensinar as nossas crianças. Salas superlotadas, prédios em condições de descaso, falta de autoridade do professor dentro da sala de aula, enfim, tudo isso engloba o grande problema do ensino em nosso país, principalmente no estado de São Paulo.


Mas, quem acaba perdendo isso são os próprios alunos que acabam ficando sem conteúdo, atrasando o tempo de finalização de seus estudos. Isso dificulta muito pois assim como depois o governo pode fazer propagandas na televisão destacando o ensino dizendo que é de primeiro mundo sendo que nem valorizam os professores e os alunos? Sem falar neste método de aprovar o aluno automaticamente, sendo que ele pode ficar com todas as matérias de notas vermelhas, sem uma noção nenhuma do que ele aprendeu durante o ano, que ele passa sem problema nenhum para a outra série.


Esta previsto acontecer nesta sexta-feira, dia 27, mais uma assembléia geral no Masp (Museu de Arte de São Paulo), a partir das 15h00 para decisões relativas à greve. Mas não adianta apenas ser feita essa assembléia e que concretize a acordo entre professores e governo. É necessário que se faça uma mudança radical no ensino de nosso país, principalmente no estado de São Paulo. Enquanto houver salas lotadas, prédios em situação de calamidade e falta de respeito perante professor/aluno e aluno/professor, não formaremos grandes pessoas.

Nenhum comentário: