quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Rádio Guaíba: 50 anos de sucesso



Caros Amigos,





Em mais esta postagem, destaco outra emissora de rádio que é grande sucesso e credibilidade. No ar desde 30/04/57, a Rádio Guaíba AM logo se destacou pela qualidade de som e de sua programação, calcada, então, no trinômio música-notícia-esporte. Com pouco mais de um ano, transformou-se na primeira rádio do estado do Rio Grande do Sul a transmitir do exterior uma Copa do Mundo - o Mundial da Suécia. Hoje, adaptada à evolução do rádio AM, dá ênfase ao jornalismo e ao esporte, caracterizando-se por sua credibilidade. Ao longo de seus 50 anos, nunca perdeu de vista sua proposição inicial - a de ser "uma voz a serviço do Rio Grande".


A Rádio Guaíba FM, fundada em 22/02/80, tem como marca a alta qualidade de sua programação musical, que prima pelo bom gosto e a sobriedade de seus locutores. Com estúdios em Porto Alegre, no prédio da Empresa Jornalística Caldas Jr., tanto a Guaíba AM quanto a Guaíba FM mantêm-se no ar ininterruptamente. Os transmisores da AM estão localizados na Ilha da Pintada e, os da FM, no Morro da Polícia.


A Rádio Guaíba AM, no dia em que completou 42 anos, em 30/04/99, passou a transmitir parte de sua programação do seu Estúdio Cristal, localizado na Esquina da Comunicação, no Centro de Porto Alegre. A emissora passou, assim, a oferecer ao público uma mostra de como funciona uma rádio. Vidros transparentes e caixas de som voltadas para a rua permitem, a quem estiver circulando na esquina da Caldas Júnior com a Rua da Praia, o acesso aos bastidores, técnica, apresentadores e personalidades participantes dos programas transmitidos do térreo do prédio da Empresa Jornalística Caldas Júnior. Os programas Terceiro Tempo e Espaço Aberto ocupam o Cristal de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 14h30min.


O sucesso da rádio nas duas experiências anteriores de estúdios transparentes, nas edições de 97 e 98 da Feira do Livro, e da TV2 Guaíba, quando repetiu a iniciativa nas eleições de 98, incentivaram a Guaíba à montagem do Estúdio Cristal. A idéia é mostrar ao público, que agora pode ouvir e ver como se faz rádio. O nome Cristal veio da idéia de passar ao público, com transparência, o dia-a-dia da atividade radiofônica. E a "Esquina da Comunicação", sancionada em 25/11/99, conforme Lei Municipal nº 8394/99, de autoria do vereador Cláudio Sebenelo, é uma homenagem ao local, por ser sede do jornal Correio do Povo, rádio Guaíba FM e rádio Guaíba AM com seu Estúdio Cristal, além do Museu de Comunicação Hypólito José da Costa e da Corag.


Dentre os programas que se destacam na emissora, apenas um nos chama a atenção pela credibilidade e sucesso que faz ate hoje, tornando um grande companheiro dos ouvintes. O Correspondente Guaíba é o mais importante e mais tradicional síntese informativa da Rádio Guaíba. O noticiário, que é editado pelo Departamento de Jornalismo desta emissora, embora dê ênfase ao que ocorre no estado e no país, não deixa de ser “uma volta ao mundo em 10 minutos”.


O Correspondente teve apenas quatro apresentadores nos seus quase 50 anos de existência: Ronald Pinto, Jorge Alberto Mendes Ribeiro, Ênio Berwanger e Milton Ferretti Jung, este seu locutor titular a partir de l964. Milton é detentor de um recorde: nenhum locutor, no Brasil, se manteve durante tão longo período como apresentador de um mesmo noticiário.


Em toda a sua história, o Correspondente Guaíba utilizou-se de três características musicais. A atual, ao contrário das anteriores, é, porém, exclusiva. Assim, não pode ser usada para anunciar outros noticiários ou programas. Criada pelo compositor Miguel Gustavo a pedido da MPM, agência que detinha a conta de seu primeiro patrocinador, a característica que abre e encerra as edições do Correspondente Guaíba, é uma das fortes marcas da síntese informativa mais famosa da Rádio Guaíba.


O site da Rádio Guaíba é http://www.radioguaiba.com.br/ . Vale a pena conferir a programação que é sucesso.


Um comentário:

feijao disse...

Infelizmente a rádio guaíba FM não toca mais a boa música ambiental com clássicos, o que fazia dela única no Rio Grande do Sul. Após a compra da emissora pela Record, a guaíba inseriu, futebol, notícias alarmantes e música americana, programação encontrada em várias rádios.Escutei a guaíbaFM por 20 anos,mas não sou mais seu ouvinte.
Roberto