terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Rádio Gaúcha: A fonte da informação


Caros Amigos,


Em mais este post, destaco outra emissora de rádio, pioneira na informação dos fatos e como diz o seu próprio solgan é "A fonte da informação".


A Rádio Gaúcha é uma estação de rádio brasileira com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pertence ao Grupo RBS e opera nas freqüências 600 kHz AM e 93,7 MHz FM. É a cabeça-de-rede da Rede Gaúcha SAT. A Rádio Gaúcha foi fundada em 8 de fevereiro de 1927. A rádio faz suas transmissões com som digital e ocupa a faixa de 600 kHz AM. Esta 600 AM já foi usada pela Rádio Farroupilha, outra rádio do Grupo RBS, que hoje ocupa a freqüência 680 kHz AM.


Em 28 de maio de 2008, a Rádio Gaúcha passou a transmitir também em FM, na freqüência 93,7 MHz. Alguns de seus profissionais, entre repórteres, locutores, produtores, diretores, operadores e apresentadores, são: Lasier Martins, Ruy Carlos Ostermann, Pedro Ernesto Denardin, Antônio Carlos Macedo, Wianey Carlet, Lauro Quadros, Cláudio Brito, Daniel Scola, entre outros.


Houve muitas alterações de apresentadores. Rafael Colling foi para o Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha SAT. Marco Antônio Pereira e José Aldo Pinheiro entraram no lugar de Sílvio Benfica no Plantão Gaúcha, e este passou a apresentar o programa Esportes ao Meio-Dia.


Como André Machado saiu da apresentação do Correspondente Ipiranga, Rafael Colling entrou em seu lugar e então Marcelo Matusiak ocupou o espaço deste no Brasil na Madrugada, cuja apresentação divide com Sara Bodowsky. Armindo Antônio Ranzolin se aposentou e o programa Gaúcha Atualidade ficou a cargo de Ana Amélia Lemos (direto de Brasília), Rosane de Oliveira e André Machado. A Rádio Gaúcha foi reconhecida a primeira emissora do Rio Grande do Sul a transmitir uma Copa do Mundo de Futebol, a Copa de 1950, realizada no Brasil. Não só isso como também realizou uma grande grande cobertura junto aos outros veículos do Grupo RBS da Olimpíada de Pequim .


O Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha Sat traz em cada uma das suas quatro edições os principais assuntos das últimas horas, apresentado por Leandro Staudt e Rafael Colling. Em apenas dez minutos o que de mais importante ocorreu na política, economia, polícia, mundo ou esporte. Reestruturado em 2005, o noticiário ganhou em agilidade e mantém a mesma credibilidade de sua trajetória de mais de 40 anos. É retransmitido por todas as emissoras da Rede Gaúcha Sat do Rio Grande do Sul.



O site da rádio é http://www.clicrbs.com.br/gaucha/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Home&dia=0. Vale a pena conferir um jornalismo sério e de credibilidade, onde toda a equipe proporciona para os ouvintes.

Um comentário:

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Aoww meu rapaz...
A RBS é a grande força mesmo do sul pelos meios radiofônicos.
Sempre que posso dou uma ouvida nos trabalhos da Gaúcha, apesar da minha indiferença ao senhor Pedro Ernesto Denardin. Hehehehehe