quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Túnel do Tempo: o passado de presente - Programa Bozo


Caros Amigos,

No último dia 12 de outubro foi celebrado o Dia da Criança. E para não deixar em branco vamos relembrar no quadro desta postagem um dos programas que fez parte da infância de muitos adultos que até hoje guardam boas recordações e lembranças: o Programa do Bozo. Nesta postagem vamos contar um pouco da história deste programa e seus personagens.

O palhaço Bozo Láah (no Brasil, com nome completo, ficou "Bozo Bozoca Nariz de Pipoca") é um personagem criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston, que fez muito sucesso em vários países do mundo. Bozo foi criado em 1946 por Alan W. Livingston, que produziu um álbum de discos de histórias infantis e livros ilustrativos. O dublador original do Pateta, P. Colvig, foi que fez a voz do personagem nas gravações.


Em 1949, o Bozo começa sua carreira na televisão. Larry Harmon, que foi um dos primeiros a interpretar Bozo na TV, comprou os direitos do personagem, e o transforma em uma franquia, ele dá a ele uma personalidade engraçada, e junto com estilistas de Hollywood inventa um cabelo espetado para o personagem.


Nesta época Bozo fez muito sucesso na televisão americana, Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretá-lo, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Outro ator que interpretou o personagem nos Estados Unidos foi Bob Bell, que foi o Bozo por 25 anos. Quando o palhaço era interpretado por Willard Scott, o seu programa fazia merchandising para a lanchonete McDonald´s, mais tarde o McDonald´s criou seu próprio personagem Ronald McDonald, e Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpretá-lo.


O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40 países, entre eles, o Brasil, onde tornou-se muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991). O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro. Com o sucesso do personagem, outros atores - Oliver Mark, Manoel Duarte, Luís Ricardo, Caio Machado, Diego Três, André Peixe, Charle Myara, Marcos Pajé, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora. Outros palhaços interpretaram Bozo em shows pelo país.


Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Roni Cócegas) e Salci Fufu, este último vivido por Pedro de Lara. O programa conta ainda com os fantoches Maroca (Leda Figueiró), Zaira Zordan (Candinha), Fábio Vilalonga (Zico), Lúcio Esper (Zecão) e outros. O programa Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Roberto, o último ator a encarnar Bozo no Brasil. Com a extinção do programa, Arlindo Barreto passou por problemas derivados do uso de drogas ilícitas. Depois, tornou-se pastor. No dia 14 de Março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos. Em julho de 2008, Larry Harmon havia falecido, aos 83 anos.


Curiosidades

- O primeiro dublador do Bozo nos Estados Unidos, Pinto Colvig, foi o primeiro a interpretar o Palhaço Bozo, mas em uma gravação de disco, e aparições em lojas para divulgação do personagem.

- O palhaço Krusty de Os Simpsons é uma paródia do Bozo.

- Nos Estados Unidos, existe uma lenda urbana que diz que uma criança que participava do Show do Bozo teria se zangado com o palhaço e o insultado ao vivo. Curioso é que um fato parecido com esse realmente aconteceu na versão brasileira do Programa do Bozo exibida pelo SBT nos anos 80.

- No programa humoristico da MTV o Bozo foi parodiado pelo Hermes e Renato, como o palhaço Gozo interpretado pelo Fausto Silva parodiando o programa infantil.


E para matarmos saudades, vamos conferir o vídeo de abertura do programa:


2 comentários:

Carlos Ferreira disse...

A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, "TERRA DO PAI DA AVIAÇÃO", cidade de 50 mil habitantes, na Zona da Mata Mineira, região de Juiz de Fora, fundada em 17 de agosto de 1948 é uma emissora administrada pela Sociedade Mineira de Comunicação.

Direção: Sérgio Rodrigues, João Begatti e Carlos Ferreira.


www.radioculturasd.com.br

twitter.com/radioculturasd

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
CULTURA ACONTECE: De segunda/sábado, de 08 às 10, com Jorge de Castro e participações de Sérgio Rodrigues, Carlos Ferreira e João Begati.

CAMPEONATO MINEIRO:

19/02, às 17 horas, direto de Juiz de Fora

Tupi (Juiz de Fora) e América (Teófilo Otoni)

Com Edson Palma, João Begati, Carlos Ferreira, Sérgio Rodrigues, Evandro Begati e Guilherme Galdino.

Leia mais aqui no BLOG:
www.carlosferreirajf.blogspot.com

jornal Paradão Popular disse...

Que bons momentos esse dessa sua publicação Ivan!
Gostei do seu blog, você tem uma escreta que interpreta de uma forma diferente como você aborda o assunto.

Sucesso e paz!

Horácio Nascimento