terça-feira, 12 de outubro de 2010

A história da Máfia Italiana através do filme O Poderoso Chefão


Caros Amigos,


Após meses sem atualizar este blog, volto a esta página cheio de alegria e com uma grande missão que é comentar sobre um dos filmes que assisti durante o período que fiquei inativo e gostaria de compartilhar com todos. E para os especialistas em filme e cinema (coisa que estou aprendendo aos poucos analisar) falar de um assunto apenas que foi transmitido por meio das telas é um pouco dificil.


Mas nesta postagem quero descrever um filme que me impactou bastante e tenho certeza que fará você ficar curioso em assisti-lo. Trata-se do filme "O Poderoso Chefão" (em inglês "The Godfather"), que conta a saga da família Corleone, comandada por Don Vito Corleone (interpretada pelo grande ator Marlon Brando no 1º filme e All Pacino no 2º e 3º). O filme, inspirado num romance homônimo de Mario Puzo e acabou se tornando mais conhecido que o próprio livro traz a história de como era a máfia italiana nos Estados Unidos.


O Poderoso Chefão, dividido em três partes foi eleito como o melhor filme da história dos Oscars por leitores do consagrado jornal americano New York Times e em quase todas as listas dos mais preferidos pela população, já que todo o enredo foi bem escrito e dirigindo, mostrando ao mundo grandes talentos como All Pacino (Michael Corleone), Robert de Niro (Don Vito Corleone no segundo longa), Diane Keaton (Kay Adams), entre outros artistas.


A primeira parte do filme foi produzida em 1972, se tornando um marco na história do cinema e um fenônemo cultural que arrecadou mais de US$ 100 milhões. O enredo se baseia onde Don Vito Corleone, chefe da mafiosa família Corleone, apadrinha várias pessoas fazendo favores a elas em troca também de pequenos favores. Mas com a chegada das drogas, outras famílias mafiosas começam mexer neste ramo ilegal e exigem que Don Vito Corleone participe também, mas ele se recusa.


Em certo momento no filme, o chefe da mafiosa família Corleone acaba sofrendo um atentado, iniciando uma guerra entre as famílias. Seu filho Michael Corleone (All Pacino), que até então não era envolvido nos negócios da família vê a necessidade de dar seu apoio em preservar todo o patrimônio construído por anos, em especial pela morte de seu pai (não pelo atentado mas sim por problemas de saúde), se tornando assim o chefe da família mafiosa. Esse longa ganhou cinco Globos de Ouro e recebeu 11 indicações ao Oscar, levando três estatuetas como melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado. Além de Marlon e All Pacino, participaram desta primeira parte os atores James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton.


A segunda franquia é de 1974, onde mostra como foi a chegada de Don Vito Corleone (interpretado por Robert de Niro), vindo da Sicilia na Itália aos Estados Unidos, por volta de 1900 e dá prosseguimento a saga da família, agora comandada por Don Michael Corleone, expandindo ainda mais os negócios da família. Este segundo filme, assim como o primeiro recebeu 11 indicações ao Oscar e conquistou seis estatuetas como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Robert de Niro), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora, além de ter recebido também seis indicações ao Globo de Ouro.


Já o terceiro longa é de 1990 e mostra o envelhecimento de Don Michael Corleone, a busca de legitimar os interesses da família, obtendo ajuda do sobrinho Vicente Mancini, interpretado pelo ator Andy Garcia e a tentativa de consolidar uma aliança com o Vaticano. Esse longa recebeu sete indicações ao Oscar e também a sete do Globo de Ouro.


É importante lembrar também que várias frases do "O Poderoso Chefão" marcaram a história do cinema como:

"Nunca odeie seus inimigos. Isso afeta seu julgamento"

"Vou-lhe fazer uma proposta que não pode recusar"

"Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda"


Portanto, vale a pena assistir ao filme que conta um pouco da história da máfia italiana, onde o telespectador acaba torcendo a favor dos mafiosos.

Nenhum comentário: