terça-feira, 2 de junho de 2009

A volta ao mundo em 10 minutos de notícias



Caros Amigos,


Depois de algumas semanas promovendo o famoso "silêncio radiofônico", homenageando uma das pessoas que me ensinou ter essa paixão pelo rádio no qual as pessoas que visitam esta página podem estar conferindo na postagem "Rádio: uma paixão passada de tio para sobrinho", o Blog do Ivan Ambrósio retorna trazendo mais algumas dicas de radiojornais apresentados pelas grandes emissoras de rádio do Brasil.

Desta vez, vamos estar destacando um programa que há mais de 50 anos é sucesso em todo país, atingindo marcas e conquistando recordes, seja pelo seu apresentador ou pelo período em que é apresentado, conquistando a cada dia mais ouvintes. Nesta postagem, vamos falar do radiojornal Correspondente Guaíba apresentado pela Rádio Guaíba do Rio Grande do Sul. Afinal, quem de nós não gosta de acompanhar as notícias pelo rádio, devido ao seu dinamismo e imediatismo não é verdade?

O Correspondente Guaíba é o mais importante e mais tradicional síntese informativa da Rádio Guaíba. O noticiário, que é editado pelo Departamento de Jornalismo desta emissora, embora dê ênfase ao que ocorre no estado e no país, não deixa de ser “uma volta ao mundo em 10 minutos”. Durante todo este tempo, o programa teve apenas quatro apresentadores nos seus quase 50 anos de existência: Ronald Pinto, Jorge Alberto Mendes Ribeiro, Ênio Berwanger e Milton Ferretti Jung, este seu locutor titular a partir de l964.

Milton é detentor de um recorde, sendo que nenhum locutor, no Brasil, se manteve durante tão longo período como apresentador de um mesmo noticiário. Em toda a sua história, o Correspondente Guaíba utilizou-se de três características musicais. A atual, ao contrário das anteriores, é, porém, exclusiva. Assim, não pode ser usada para anunciar outros noticiários ou programas. Criada pelo compositor Miguel Gustavo a pedido da MPM, agência que detinha a conta de seu primeiro patrocinador, a característica que abre e encerra as edições do Correspondente Guaíba, é uma das fortes marcas da síntese informativa mais famosa da Rádio Guaíba.

O Correspondente Guaíba Aspecir Previdência já teve vários nomes, devido à troca de patrocinador. Alguns deles: Correspondente Renner (o mais famoso), Correspondente Aplub, Correspondente Portocred, Correspondente Copesul e Correspondente Guaíba. Abaixo, você confere dois áudios do programa apresentado por este grande locutor que há mais de 50anos transmite as notícias com ética, seriedade e credibilidade:













O Correspondente Guaíba é apresentado de segunda a sábado em quatro edições: às 9h, 13h, 18h50 e 20h. Aos domingos são apresentadas duas edições, sendo às 13h e 20h. A Rádio Guaíba pode ser sintonizada em AM 720 khz. Quem não reside na capital gaúcha, pode sintonizar o programa pela internet por meio da página da emissora: http://www.radioguaiba.com.br/

Rádio Guaíba - Informação com Credibilidade

Nenhum comentário: