segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Nas paradas de sucesso: Os Jingles Políticos


Caros Amigos,


Conforme vemos nos noticiários em todo Brasil, estamos no ano eleitoral, onde vamos decidir quem serão os governates municipais por mais 4 anos. Embora alguns já tenham a pessoa certa em votar, outras ainda estão em dúvida sobre quem podem votar, e infelizmente, acabam caindo em uma tática muito usada pelos políticos e seus assessores: os jingles, ou como você preferir, as "musiquinhas políticas".


Ao ligarmos o rádio ou até mesmo andarmos pelas ruas, nos deparamos com carros de som veiculando a música do candidato, em tons e melodias que despertam o interesse da população. Músicas nas quais não estarei citando o nome, como "aqui não pica-pau, aqui é aroeira, vote no fulano", ou "a voz do povo é a voz de Deus, ciclano de tal outra vez", e "(Nome da cidade) era feliz e quer voltar a ser assim, o povo tá pedindo cuida de mim", acabam gravando em nossas mentes e quando menos esperamos, estamos cantando estas músicas, sem mesmo apoiar o candidato, isto sem falar dos "santinhos" que são entregues a todo momento.


É importante ressaltar que mesmo cada um tendo seu candidato próprio para votar, muitas pessoas acabam ficando "encantadas" apenas com os jingles, sem mesmo saber como é o candidato, votando nele. Quero dizer que não estou puxando "sardinha" para nenhum candidato, assim como diz o velho ditado que futebol, política e religião não se discute, mas nestas horas, é importante que todos tomem cautela e exerçam seu papel de cidadão, embora uma grande parte esteja descontente com os governates políticos.


Enquanto isso, a parada de sucesso continua sendo os jingles políticos.......

Nenhum comentário: