domingo, 11 de abril de 2010

O mestre do humor Chico Anysio faz aniversário


Caros Amigos,


O Brasil é um país rico na questão de talento. Seja na cultura, futebol, comunicação, humor, entre outras áreas estes profissionais dedicam boa parte de sua vida, levando alegria e informação para a população, abrilhantando ainda mais nossa cultura brasileira. E falando na questão do humor, onde estes artistas que levam a arte com maestria e respeito as situações da política e do cenário mundial com alegria, valorizando assim toda a capacidade deste povo inteligente.


E nesta segunda-feira, 12 de abril, um dos ícones do humor está comemorando mais um ano de vida. Trata-se do grande mestre Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o popular Chico Anysio, que completa 79 anos de vida. Este grande humorista iniciou sua carreira na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro como comentarista de futebol, radioator, entre outros papéis. A partir dos anos 50, Chico Anysio trabalhou em outras emissoras de rádio, tendo a sua estréia na TV em 1957 pela TV Rio no programa Noite de Gala.

A partir daí, este ícone do humor não parou mais, ganhando a confiança e o carinho dos telespectadores com seus eternos personagens que se fossemos colocar nesta postagem, faltaria espaço para nomear. Mas, além de homenagear este artista, precisamos destacar infelizmente que ele vem sendo mais um ignorado na lista da cultura, que é a indiferença.

Chico Anysio, assim como outros artistas que durante todos este anos fez pessoas rirem ou chorarem são ignorados pela grande mídia, que simplesmente julga como "inúteis no mercado", tendo esta lógica reacionária e "imbecil' de que a experiência é sinônimo de idade ultrapassada. E este ícone do humor, um homem de tantas piadas inteligentes e personagens inesquecíveis, está além do posto que merecia, afinal a emissora que traz programas como o BBB e usa como apelo seios e quadris no humor esquece de Chico Anysio, que não precisa de apelação e malícia para fazer as pessoas rirem, já que seu humor é regado por palavras e personagens irreverentes.

Chega ser até um apelo por este blogueiro, mas é lamentável ver que este homem que animou muitos lares brasileiros por meio das telas tem implorado para retornar aos programas humorísticos, aparecendo em algumas partes do programa que antigamente chegou a ser engraçado, o Zorra Total da Rede Globo. Já que esta emissora não está dando valor em seus artistas, vamos matar a saudade de alguns quadros e personagens interpretados por Chico Anysio aqui neste blog, começando com a abertura da eterna Escolinha do Professor Raimundo:



Agora vamos matar saudade com mais um dos quadros que Chico Anysio participava como o Vampiro Brasil:



E para finalizar, um dos personagens mais interpretados por Chico Anysio e que até hoje é lembrado por todos nós, Alberto Roberto:



Entre estas e outras, Chico Anysio é show de bola!!! Parabéns mestre do humor!!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Rádio promissense está de luto


* Com informações da jornalista Silvana Lícia Pereira

Caros Amigos,
O município de Promissão perdeu na madrugada desta terça-feira (06), Antonio Carvalheira, conhecido carinhosamente como Saponga. O radialista comandava o Manhã Sertaneja, das 06 às 8h30 nas manhãs, pela Rádio Cultura AM, atuando na emissora há 39 anos e já tendo trabalhado no Fórum local como Oficial de Justiça.


O radialista destacava-se pela irreverência e alegria com que conduzia o programa, animando os promissenses com bordões como: “Bom dia, meus pezinhos de alface”, “Ohh dona de casa, tira esse barrigudo da cama, joga um balde d’água fria nele, tá na hora de levantar”, “Passarinho não deve nada a ninguém e já tá acordado”, “Ohh molecada, levanta, coloca o tênis no pé e o boné na cabeça e vai para a escola”, e os que ficaram conhecidos além dos territórios promissenses “O tendel que não dá esmola não vai para o céu” e “Piou a Jurupoca” (este último se tornando até trecho de uma música de Daniel).

Antonio Carvalheira era casado há 46 anos com Ivete, tinha 5 filhos e 5 netos. O corpo está sendo velado no Velório Municipal, com sepultamento previsto para às 17h30. Com seu jeito todo peculiar de ser, Saponga deixará muitas saudades e estará sempre na memória de todos que um dia já o viram ou o puderam ouvir. O sentimento é de perda. Problemas de saúde levaram mais uma querida voz do rádio.

Obrigado Saponga!!!